Em alguns bairros de São Sebastião, a situação só foi reestabelecida por volta das 0h30 desta segunda (1)
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
O domingo foi de sol em todo o litoral norte e as temperaturas chegaram a 35 graus. Apesar disso, muitas pessoas na região tiveram que enfrentar a onda de calor sem poder utilizar os aparelhos de ar condicionado e ventiladores, já que houve uma interrupção da energia elétrica no período da tarde.
O motivo seria um problema na subestação da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), em São Sebastião, que causou um apagão nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. A situação trouxe vários transtornos, principalmente para o comércio local. Alguns comerciantes precisaram interromper o atendimento.
Moradores do bairro Topolândia conseguiram registrar o momento em que houve explosões na rede de alta tensão. A quantidade de fumaça foi grande e quem estava em Ilhabela também pode visualizar o princípio de incêndio, controlado pelos Bombeiros por volta das 18h.
De acordo com o diretor da EDP, Marney Antunes, a CTEEP é a supridora de energia da empresa e, como houve a interrupção na subestação por problemas técnicos, foi impossível manter o abastecendo de boa parte das residências até que a companhia de transmissão voltasse a operar.
Algumas cargas foram remanejadas e a empresa conseguiu, no entanto, minimizar os impactos em algumas regiões, como Caraguatatuba. Na cidade, faltou luz por um período entre 15 e 30 minutos, por volta das 16h.
Já em São Sebastião, há relatos de pessoas que ficaram sem energia elétrica em casa até as 0h30 desta segunda (1). O bairro Vila Amélia, na região central, foi um desses pontos, onde a população ficou mais de oito horas sem o abastecimento.
A situação também foi mais complicada em Ilhabela. Algumas residências estavam com a energia elétrica interrompida até o final do dia, conforme relato de moradores. Já em Ubatuba, assim como Caraguatatuba, a luz foi reestabelecida num tempo médio de 20 minutos.
Antunes diz que os motivos do problema que causou a interrupção de energia ainda estão sendo investigados.