Até a manhã de hoje (25/11), 618 consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar de problemas nas compras ou contratações durante a Black Friday.
A maior parte das queixas foi quanto a atraso ou não entrega, um total de 210, que correspondem a 34% do total dos casos.
Os outros dos principais problemas relatados foram: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (76 queixas); maquiagem de desconto — quando o desconto oferecido não é real (72 queixas); pedido cancelado após a finalização da compra (60 reclamações); produto ou serviço indisponível (59 casos).
Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 148 consultas e orientações sobre o tema.
Para fins de monitoramento interno, o órgão de defesa disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês.
Veja mais dicas para fazer suas compras com segurança e o balanço da Black Friday de 2021
Fonte: Assessoria de Comunicação PROCON-SP