A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro.
A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à Saúde, em parceria com o Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
O projeto busca promover o engajamento das equipes da Atenção Primária por meio de ações colaborativas e metas mensuráveis, com foco na melhoria de indicadores estratégicos da saúde pública local. A gincana é um meio de estimular o trabalho em equipe, fortalecer a atuação territorial e contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais.
As atividades serão desenvolvidas diretamente nas Unidades de Saúde e envolvem ações educativas, integrativas e de monitoramento de dados. Os resultados serão acompanhados por indicadores municipais, com base nos registros oficiais dos sistemas de informação em saúde (PEC, SISAB, e-SUS, entre outros).
Entre os indicadores avaliados e metas a serem alcançadas estão
- Aumento da cobertura de pré-natal com início até a 12ª semana de gestação;
- Aumento da cobertura vacinal em menores de um ano;
- Redução do absenteísmo (faltas) em consultas e exames agendados;
- Notificações de violência conforme protocolo;
- Cadastro e acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes;
- Visitas domiciliares realizadas pelas equipes;
- Aumento da cobertura de exames de Papanicolau (25 a 64 anos);
- Realização de grupos educativos em saúde sexual e reprodutiva (14 a 69 anos);
- Acompanhamento da primeira semana de vida de recém-nascidos.
Cada equipe será avaliada mensalmente com base em 10 critérios, pontuados de 1 a 10, totalizando até 300 pontos ao final dos três meses. A equipe com maior pontuação receberá como prêmio um jantar especial oferecido pelo Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
Além do foco técnico, a iniciativa também foca na valorização dos profissionais da saúde e fortalecimento da integração com outros setores da sociedade civil.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba



