São Sebastião

Programa pretende aprimorar ações de transparência do poder público em São Sebastião

Tamoios News
Foto: Jorge Mesquita

Previsto para ser executado pela Agenda Pública e Instituto Ethos durante três anos, projeto não terá custos aos cofres públicos e conta com apoio financeiro da Construtora Queiroz Galvão

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Transparência é um assunto em alta nos dias de hoje. Com cidadãos cada vez mais preocupados em onde estão sendo investidos os recursos públicos, torna-se cada vez mais necessário que as ações da administração pública sejam pautadas pela ética, combate à corrupção e que envolvam tanto a sociedade civil organizada quanto o setor privado.

Por isso, a Construtora Queiroz Galvão Brasil está financiando em São Sebastião um programa de gestão e ações de integridade, com duração de três anos, voltado à Prefeitura de São Sebastião.  A execução será de responsabilidade de duas Oscip’s (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público): Agenda Pública e Instituto Ethos.

Ao Tamoios News, a diretora de Compliance da Queiroz Galvão, Ana Cristina Freire, explicou que a construtora terá uma participação indireta na execução do projeto, por meio de sua viabilização financeira e com o engajamento do setor privado local, a partir de práticas de integridade e construção do Fórum Empresarial.

“Para a Prefeitura de São Sebastião, o projeto prevê fomentar a participação e o controle social, melhorar os índices de transparência e fortalecer controles internos de gestão. Como uma primeira etapa, está prevista a realização de um evento público para apresentar e discutir as iniciativas do projeto”, explicou Ana Cristina.

Execução – Para garantir o sucesso do projeto de integridade em São Sebastião, um especialista da Agenda Pública acompanhará cada etapa do programa, que prevê ações administrativas, como avaliação de riscos, revisão de processos, formação de gestores, avaliação de práticas internas e mensuração de resultados.

Durante a execução, serão oferecidas diferentes atividades voltadas aos servidores públicos e também aos cidadãos como atividades, oficinas práticas e seminários de sensibilização das lideranças sobre temas de controle interno. A estimativa da Agenda Pública é formar mais de 200 pessoas nas áreas de integridade e transparência.

Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), e a diretora de Compliance da Construtora Queiroz Galvão Brasil, Ana Cristina Freire

Outro ponto do projeto é promover o acesso dos cidadãos às informações que são de interesse público, como o registro de despesas, as licitações, os editais, os contratos, tramitação de documentos, projetos e obras, entre outras. Também está incluída a participação popular nas decisões do prefeito, para aproximar ainda mais a comunidade da gestão pública.

Incentivo – Segundo informou a Construtora Queiroz Galvão, a iniciativa está alinhada a uma crescente demanda social por mais transparência nos negócios e na política. Desde 2013, a empresa vem implementando uma série de medidas para aprimorar seu sistema de governança em todos os seus processos administrativos, operacionais e comerciais.

O Programa de Compliance adotado na empresa promoveu uma ampla campanha de construção de novos alicerces e transformação da cultura interna. Cerca de 7 mil colaboradores, entre funcionários e terceiros, passaram por diversos treinamentos para assimilar o termo compliance, que significa “agir em conformidade com as regras”. Todos assinaram o Código de Ética da companhia, concordando em operar sempre de acordo com leis e com os regulamentos externos e internos.

Deixe um Comentário