Cidades Geral

Programa ‘Qualifica Já!’ oferece oportunidade de trabalho para pessoas em situação de rua

Tamoios News
Imagem/Francisco Trevisan

O empresário José Carlos de Araujo, diretor do “Instituto Qualifica Já”!, é um dos líderes da iniciativa que vem se tornando referência em inclusão social: o Programa Qualifica Já! – Curso de Pintor de Obras Nível Básico. Voltado para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, o projeto oferece capacitação teórica e prática, além de encaminhar os participantes para oportunidades formais de emprego. Até o momento, 30 pessoas já se formaram no curso.

Sendo uma ação de parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das Secretarias de Assistência Social e do Trabalho e Emprego, o Instituto Qualifica Já!, a Associação Comercial de São Paulo, o Sincomaco (Sindicato Empresarial do setor de Atacado e Distribuição de Materiais Elétricos, de Construção e Energia Elétrica) e diversas construtoras e empresas do setor de pintura, o Programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que estão em morando nas ruas ou que residem em centros de convivência.

Embora o foco inicial tenha sido a população em situação de rua, o Programa também acolhe desempregados de diversas áreas e regiões. As inscrições são abertas nas cidades de acordo com a demanda local pela ação. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, o que torna o Programa acessível a um público adulto que busca melhorar sua empregabilidade.

Com uma carga horária de 100 horas, o curso de Pintor de Obras Nível Básico proporciona formação teórica e prática. A Secretaria do Trabalho e Emprego de São Paulo que realiza a divulgação e a seleção dos candidatos, que são avaliados com base em um perfil exigido para o trabalho formal. O critério de escolha leva em consideração o desejo de reestabelecimento da pessoa e a disposição para o trabalho.

Após a seleção, os participantes passam por um treinamento intensivo que mistura 20% de teoria e 80% de prática. O curso pode ser realizado de forma integral (8 horas diárias) ou parcial (4 horas por turno).

Uma vez capacitados, os participantes são encaminhados para entrevistas, exames e contratação em regime CLT. Além de ser uma porta de entrada para o mercado formal de trabalho, especialmente na área de pintura imobiliária, o Programa visa a revitalização de espaços públicos dos municípios, como centros de acolhimento e convivência, por meio de uma atuação prática dos alunos, como afirma Araujo.

Ao todo, três turmas com 70 inscritos já foram formadas no Programa Qualifica Já! – Curso de Pintor de Obras Nível Básico. Desses, 30 pessoas conseguiram concluir o curso e três foram efetivadas no emprego.

Apesar dos desafios da inclusão, o Programa segue firme com o apoio de diversas entidades, que garante que cada vez mais pessoas tenham acesso a oportunidades profissionais e possam se reintegrar à sociedade. A iniciativa do empresário José Carlos de Araujo ganha destaque como exemplo de engajamento social, no qual inspira outros empresários e autoridades a se envolverem na causa da população em situação de rua e, contribuírem para ampliar o alcance e os resultados positivos, tanto para os acolhidos quanto para quem acolhe.

Sobre o Programa Qualifica Já!

Desde o seu lançamento em 2024, o programa já alcançou diversas frentes governamentais, inclusive com apoio e parcerias como a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, que qualifica reeducandos em regime semiaberto. Além disso, o Qualifica Já! também foi expandido para outras cidades do estado e já beneficiou milhares de pessoas. Dos 52 mil alunos em diversas unidades prisionais, 44.600 completaram o curso.

Redação/Tamoios News