O ABETA Summit 2025 chega à sua 22ª edição com uma agenda robusta que alia conhecimento, prática, negócios e integração regional. De 3 a 6 de setembro, Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, reunirá mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos para debater os rumos do turismo de natureza no Brasil.
Cada dia traz um eixo central — da discussão sobre mudanças climáticas e governança, até vivências em campo e oficinas técnicas — reforçando o papel do evento na qualificação profissional e no desenvolvimento sustentável do setor no país, estimulando a profissionalização e apontando caminhos para um setor mais sustentável, seguro e competitivo.
Como o maior congresso de turismo de natureza do país, o objetivo do Abeta Summit é ser o ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide o turismo de natureza do Brasil, e ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação concreta entre empresas, destinos e poder público. O momento é importante: segundo dados da Embratur, quase 6 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país de janeiro a julho, um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado no período.
“Nesse momento-chave do setor o Summit se propõe a deixar um legado de conhecimento técnico, fortalecimento de políticas públicas e integração entre empresários, gestores e especialistas em uma região com enorme potencial turístico ainda a ser desenvolvido, com exemplos que podem ser replicados em todo o território nacional”, afirma o diretor-executivo da ABETA, Luiz Del Vigna.
Quinta-feira, 4 de setembro
Após a cerimônia de abertura e o evento de boas-vindas no dia 3, o primeiro dia de conteúdo abordará tendências globais e governança do turismo de natureza, com debates estratégicos sobre políticas públicas, mudanças climáticas, gestão de crises e instrumentos práticos de gestão, reforçando a necessidade de um turismo resiliente e preparado.
Destaques:
- Palestra Magna – Turismo, Mudanças Climáticas e a COP30, com Jaqueline Gil, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília: discute oportunidades e riscos para o legado brasileiro na agenda climática.
- Painel – O Turismo e o Poder Legislativo: Jaime Prado, diretor de Relações Institucionais da Abeta; Leonardo Volpatti, especialista em relações governamentais; e Renata Mendes, diretora-executiva do Instituto Semeia, debatem marcos regulatórios e novas agendas.
- BRAZTOA SEEDS – Do Desastre à Recuperação: experiências em Brumadinho, Capitólio e Serra Gaúcha trazem lições sobre resiliência em destinos afetados por crises ambientais. Com a Analista Master de Sustentabilidade na Vale, Daniele Teixeira, e o presidente do Conselho de Administração da GramadoTur, Enzo Arns.
- Oficina Técnica – Equipamentos e Segurança: conduzida por Pedro Lacaz Amaral, aborda protocolos e os “10 essenciais” para guias e condutores.
- Painel Técnico – Desenvolvendo Destinos de Natureza: desafios de equilibrar conservação ambiental, autenticidade cultural, com segurança e qualidade de serviços.
- Painel – Turismo em Parques Naturais: cinco especialistas debatem ferramentas de uso público e gestão das unidades de conservação no Brasil
- Encontros de Negócios: novidade neste ano, conecta compradores e vendedores em rodadas de relacionamento estratégico.
- Feira e Exposição (Re)Descobrindo o Brasil: mostra interativa de destinos, serviços e produtos turísticos aberta ao público.
Sexta-feira, 5 de setembro
O segundo dia de conteúdo trará experiências práticas e a integração de saberes, com a valorização do aprendizado em campo, com atividades de imersão em natureza, cultura e artesanato, reforçando o caráter formativo e territorial do evento, aproximando gestores, operadores e comunidade, e consolidando o Litoral Norte de São Paulo como referência em inovação e sustentabilidade. Seminários temáticos fortalecerão redes de cooperação.
Destaques:
- Dia de Vida ao Ar Livre: visitas técnicas e oficinas vivenciais em trilhas, parques e comunidades locais.
- Seminário Paulista de Trilhas: debate sobre integração de rotas e governança estadual.
- Seminário de Turismo Náutico (evento paralelo): encontro para definir diretrizes nacionais do setor.
- Encontro de Gestores Municipais de Turismo (evento paralelo): primeiro fórum nacional dedicado a gestores de destinos de natureza, em debate sobre estruturação e qualificação do turismo nas cidades, em parceria com ANSEDITUR.
- Exposição (Re)Descobrindo o Brasil: segue aberta ao público, ampliando a conexão com a comunidade.
Sábado, 6 de setembro
O último dia do Abeta Summit será voltado para a profissionalização do setor, com oficinas técnicas que trarão conteúdos aplicáveis diretamente às operações de empresas, guias e gestores, além de promover a aproximação com dados de mercado e tendências globais.
Destaques:
- Oficina – Capacitando Consumidores: mudanças no perfil do turista de aventura, segurança, riscos, como identificar uma empresa idônea, a importância do seguro e outros fatores. Com Ricardo Roitburg, do Senac de São Paulo.
- Painel – Como prevenir acidentes em turismo de aventura e ecoturismo: apresentação do programa Aventura Segura, iniciado em 2006 em parceria entre a ABETA, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional; protocolos e políticas de prevenção. Com Rafael Ferreira Costa, analista ambiental do ICMBio.
- Palestra – Como financiar o turismo de aventura no Brasil: com Fernando Henrique de Souza, pós-doutor em serviços ambientais pela ESALQ-USP
- Painel – Comunicação em Tempos de Crise: estratégias para proteger marcas com transparência, com a vice-presidente da ABETA, Fernanda Dornelles, e Carla Lins e Jerônimo Rubim, jornalistas da Agência Atré.
- Palestra – Qual o tamanho do mercado de turismo de aventura no Brasil e no mundo?: insights da ABETA em parceria com a ATTA.
- Oficina de capacitação – Como prevenir acidentes em turismo de aventura e ecoturismo
- Rodas de Prosa: turismo de base comunitária, observação de vida silvestre, astroturismo, ciência e conservação.
- Palestras temáticas: natureza, saúde e biodiversidade; financiamento do turismo de natureza; e inovação em experiências.
A programação completa está no site: https://abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025/
Serviço
O quê: Abeta Summit 2025
Quando: 3 a 6 de setembro
Onde: Praça da Cultura, em Caraguatatuba (Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 – Centro)
Mais informações: www.abetasummit.com.br
Sobre a Abeta
Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 116 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo.
Fonte: Abeta