O excelente trabalho alcançado em sala de aula, resultado da Formação Continuada dos Professores da Educação Infantil em Matemática, pode ser conferido na exposição do “Projeto Coleções”. A mostra está aberta ao público até o final de maio, no 2º andar da secretaria de Educação, no Indaiá.
A formação teve o objetivo de refletir sobre como a criança de 0 a 5 anos constrói o conceito de número. O aperfeiçoamento preparado pelas formadoras Débora Santos, Elisangela Ros e Laura de Oliveira, com o apoio do professor de Matemática, Marcelo Moreno, também ofereceu subsídios aos professores da Educação Infantil, para planejar vivências com as crianças quanto à construção de número e outros conceitos matemáticos.
Nas ações realizadas com as crianças foi demonstrado como a Matemática faz parte do cotidiano. Como, por exemplo, no preparo do almoço, na organização de espaços, na contagem das horas, no calendário, coleções de tampinhas, pedras, embalagens, chaveiros, folhas, entre outras. Também propôs experiências como quantificar, contar, comparar, fazer cálculos e numerar, que serão vividas pelas crianças, no decorrer do ano letivo.
A exposição conta com fotos, depoimentos, vídeo de alunos na ação pedagógica e atividades feitas com coleções. “A participação de professores, equipe gestora e da comunidade escolar foi fundamental para o sucesso do projeto que, de forma lúdica, promoveu experiências de contagem, comparação, cálculos, registros e organização de objetos, além de ter permitido que o conhecimento prévio de cada aluno fosse valorizado”, disse Elisangela Ros. De acordo com Laura de Oliveira, muitos professores compartilharam suas experiências sobre os encaminhamentos do projeto na Formação Continuada. Eles foram surpresos com a capacidade dos pequenos em elaborar estratégias pessoais para a contagem. “As práticas comprovaram que não devemos subestimar a competência de uma criança, pois ela lhe surpreenderá, com certeza”, afirmou.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguatatuba.