Secretaria de Saúde pretende atuar multidisciplinarmente com estes profissionais que possuem uma rotina pesada e exaustiva no salvamento
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, formalizou o projeto “Cuidando bem de quem cuida da gente”, uma parceria com a Polícia Militar e o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O objetivo do projeto visa exercer uma ação multidisciplinar da equipe com foco na prevenção e tratamento, atuando de forma mais eficaz.
Culturalmente, policiais militares e bombeiros são pacientes que costumam demorar a buscar ajuda, principalmente nas questões psicológicas e psiquiátricas. De acordo com o Serviço de Valorização Profissional (Sevap), que é responsável pelos atendimentos psicológicos na PM, a procura tem crescido e aos poucos essa realidade de demora na busca está mudando.
Para o NASF, a rotina destes profissionais faz com que eles corram riscos de saúde, como aumento de peso excessivo, falta de orientação nutricional e esportiva para prática de atividade, problemas posturais, síndrome do pânico, tensão pós-trauma, transtornos compulsivos e de comportamento, depressão, insônia ou alguma alteração relacionada ao descanso e stress. Visando estes riscos, o núcleo atua com diversos profissionais, tais como Fisioterapeuta, Psicólogo, Educador Físico, Nutricionista, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional. “Todos atuam na promoção e reeducação em saúde, a fim de condicionar o indivíduo ou profissional para sua independência e recuperação”, disse a coordenadora do programa, Rosana Maura.
Para a fisioterapeuta e idealizadora do projeto, Michelle Dias, a necessidade em criar estratégias que envolvessem a rotina destes profissionais foi o norte para este trabalho conjunto. “Temos a necessidade atual dessa classe, para isso propusemos parcerias para que pudéssemos atendê-los, realizando ações dentro dos postos ou dos quarteis uma vez ao mês”, disse.
A intenção do projeto é futuramente ser ampliado para os profissionais do Corpo de Bombeiros.
(Atualizado 29/03/2017 às 9h55)