Meio Ambiente Ubatuba

Projeto de lei aprovado na Câmara consolida uso de espaço pelo Instituto Argonauta

Tamoios News
Foto: Divulgação Instituto Argonauta

Nesta terça-feira (30/8) foi aprovado pela Câmara Municipal de Ubatuba o projeto de lei de concessão de uso que consolida a utilização do espaço onde está localizado o Museu da Vida Marinha e o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos para a realização das atividades desenvolvidas e executadas pelo Instituto Argonauta.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores que estavam presentes na sessão. Nos últimos 24 anos, o Instituto já atendeu a acionamentos relacionados a mais de 13 mil animais marinhos, a maioria das quais tomamos conhecimento através de comunicação feita pela população (moradores e turistas).

O Instituto Argonauta também recebe anualmente 60 estagiários universitários e possui convênio com 112 instituições de ensino e pesquisa.

Desde a inauguração do Museu da Vida Marinha, em julho de 2021, o museu já recebeu 23.629 visitantes. Já realizou 74 atendimentos a escolas, foram 1938 alunos e professores e 11.297 moradores locais, além da formação de 173 professores da rede municipal.

O Instituto conta com 96 postos de trabalho diretos, sendo a maioria deles (67) em Ubatuba e o restante nos demais Municípios do Litoral Norte. A instituição foi fundada em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067, Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 ou 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Acesso ao vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1nihZCRzG1_rb5ggmSe9BU8erc9TOQzSh/view 

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta