Dança, teatro e brincadeiras promovem conscientização sobre meio ambiente entre alunos
As crianças do Projeto Garoçá, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, coordenado pela Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano) promoveram I Vivência Ambiental nessa sexta-feira (19).
De acordo com a coordenadora do Garoçá, Luciana Gallani, as atividades ligadas à educação ambiental visam trazer à prática o lema do evento: Faça a diferença!
Na programação, alunos da Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também participaram das apresentações. Na ocasião, servidores da Regional Costa Norte também foram homenageados pelo trabalho de manutenção que realizam no Projeto Garoçá.
“A ideia é criar vínculo e ser participante com a comunidade. Reconhecer o trabalho daqueles que fazem a manutenção de nossa grama por exemplo, desperta a consciência da criança com aqueles que cuidam de onde vivemos”, comentou Luciana.
A iniciativa de realizar a I Vivência Ambiental surgiu após a professora de apoio pedagógico do Garocá, Fabiana Medeiros, participar de curso promovido pelo Instituto Supereco sobre sustentabilidade e recursos naturais ano passado. “Quando trouxemos os conceitos de educação ambiental para cá, as respostas das crianças foram imediatas. Passamos a reduzir o consumo e reciclar o uso do papel”, relatou a professora.
Fabiana contou que a intenção é que a Vivência Ambiental faça parte do calendário anual de atividades do projeto, sempre em junho, mês do Meio Ambiente.
Ivana Pagnoti, voluntária do Instituo Supereco, se diz gratificada e avaliou a iniciativa do Projeto Garoçá como retorno do trabalho de conscientização desenvolvido pelo instituto. “É emocionante perceber que o trabalho de plantar a sementinha da educação ambiental na região começa a germinar”, comentou.
Font: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov