Cidades São Sebastião

Projeto Identidade e Justiça oferece novas oficinas gratuitas na Vila Sahy em junho

Tamoios News
Oficinas realizadas na Amovila, pelo Projeto Identidade e Justiça. Créditos Tcharlie Tuna, Amovila.

O Projeto Identidade e Justiça – Potências da Comunidade, uma iniciativa da Rever Juntos, com patrocínio do Ministério Público de São Sebastião e parceria da Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila), está promovendo oficinas gratuitas para a comunidade desde abril deste ano. Os principais objetivos do projeto são:

  • Empoderamento comunitário para que se tornem protagonistas na defesa de seus direitos e na construção de soluções locais.
  • Capacitação dos moradores por meio de oficinas e treinamentos sobre temas como regularização fundiária, ocupação do solo, empreendedorismo, autocuidado e controle social.
  • Valorização das potências locais com a identificação e promoção dos talentos, saberes e histórias dos moradores, incentivando o desenvolvimento de iniciativas que promovam a sustentabilidade na comunidade.

As atividades programadas para o mês de junho trazem temas escolhidos pelos moradores e têm como foco o desenvolvimento pessoal, social e econômico da comunidade. Confira as próximas oficinas:

  • Força da Comunidade – 4 e 5 de junho, às 19h30, na sede da Amovila: Esta oficina vai celebrar e fortalecer a identidade e a história da Vila Sahy, proporcionando a redescoberta do ‘quem somos’ como comunidade e renovando a confiança coletiva para, ao final, criar algo especial que represente esta jornada.
  • Oficina das Crianças – 4 de junho, às 18h e 5 de junho, às 19h – salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Enquanto os adultos participam de atividades para fortalecer a identidade, os laços e a história da comunidade, as crianças mergulham no mundo da música, desenvolvendo habilidades emocionais, criativas e de convivência. No final, os grupos se reúnem para celebrar o que foi construído coletivamente.

As oficinas são presenciais e abertas a todos os interessados da Vila Sahy, com inscrições diretamente na sede da Amovila. As vagas são limitadas.

Gastronomia: Cultura no Prato promove os sabores da comunidade

A oficina Cultura no Prato – Sabores da Nossa Comunidade conta com a condução de renomados chefs locais e tem objetivo de valorizar e destacar os sabores e saberes da Vila Sahy.

A ser realizada nos dias 9, 10, 23 e 24 de junho, das 19h30 às 21h30, na sede do Projeto Buscapé, os participantes vão aprender técnicas culinárias e colaborar na criação de um cardápio que traduz a identidade da comunidade. O encerramento será um jantar especial com a degustação dos pratos desenvolvidos para o cardápio assinado pela Vila Sahy.

Esta oficina será exclusiva para associados da Amovila com experiência prévia em cozinha e que estejam interessados em atuar como voluntários nas ações e eventos comunitários.

Saiba mais e acompanhe o projeto: www.identidadeejustica.com.br.

Sobre a Rever Juntos

A OSCIP Rever Juntos atua há mais de 20 anos desenvolvendo projetos voltados à educação, empregabilidade e desenvolvimento sustentável. Com sede em Taubaté – SP, a organização já impactou mais de 10 mil pessoas por meio de suas iniciativas em diversas comunidades brasileiras.

Fonte: Projeto Identidade e Justiça