Cidades Notícias Ubatuba

Projeto quer homenagear João Terra colocando seu nome na Casa de Cultura da Brasilândia

Tamoios News

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que visa homenagear o músico, cantor, compositor e escritor João Batista da Silva, o João Terra, que morreu em julho do ano passado vítima de câncer. A proposta da vereadora Sandra Santana (PSDB) é alterar a denominação da Casa de Cultura da Brasilândia “Sonia Franieck” para “Sonia Franieck e João Terra”.

A Casa de Cultura fica na Praça Benedito Cavalheiro, na Travessa Estrada do Sabão, no bairro da Vila Brasilândia, em São Paulo, capital. Conforme a justificativa do projeto, a inclusão do nome de João Terra é um pedido dos moradores do bairro, que “gostariam de homenagear o espaço com um artista muito importante para a região”.

Ainda segundo a justificativa, o músico foi um grande agitador cultural e mobilizador social na Brasilândia, periferia da zona norte de São Paulo. Criou o Projeto Minha Rua é uma Escola, ensinou violão para jovens numa unidade da Febem (atual Fundação Casa) e nas praças do bairro. Com a criação da Casa de Cultura da Brasilândia, João Terra tornou-se oficineiro da casa, onde ministrou aulas de violão por um longo tempo, com muita dedicação e carinho pela cultura local.

Além da história marcante com a Brasilândia, João Terra tinha uma forte ligação com Ubatuba, onde vivia desde 2007. Era conhecido e querido na cidade. Foi no Teatro de Ubatuba que apresentou em 2019 o show “João Terra – 40 Anos de História”, em comemoração às quatro décadas de carreira. Em abril de 2021, sua trajetória profissional foi tema de um documentário apresentado na Mostra Brisas Sonoras, que pode ser assistido no link: https://youtu.be/z-Cm7n34OAM