Meio Ambiente

Projeto Visão Costeira Desperta o Interesse dos Alunos

Tamoios News
Leonardo Rodrigues/PMSS

Leonardo Rodrigues/PMSS

Uma embarcação, 50 tripulantes e muita expectativa de alunos do 5º ano, com idade média de 10 anos, da Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis, na Costa Norte de São Sebastião, participaram de mais uma edição do Visão Costeira na manhã desta sexta-feira (14).

O projeto, uma ação integrada entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente (Seduc e Semam), proporciona aos estudantes da rede municipal conhecimento sobre a dinâmica que ocorre na cidade entre as atividades terra e mar, como a circulação dos navios, funcionamento do Porto, além de análise e observação da Serra do Mar.

A bordo de uma escuna, os estudantes observaram a diversidade ambiental do município, passando por mangues, praias, costões rochosos, entre outros. Em alguns momentos o grupo foi escoltado por peixes e tartarugas marinhas. Coordenando os alunos, os professores Luiz Henrique Lucio Goulart, Vilma Ribeiro, Eduardo Rocha e a inspetora Maria Selma. “Em uma aula a céu aberto, as crianças são inseridas em uma realidade que tomam consciência da importância da preservação”, comentou o professor Goulart.

De acordo com ele, vivenciar tais experiências amplia o conhecimento dos alunos. “Vivemos em uma cidade de litoral, com áreas protegidas, precisamos formar cidadãos com responsabilidade”, observou.

Perfil

Capitaneando a tripulação, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, procurava despertar a conscientização e atentar para o cuidado com o meio ambiente. Ele contou que este ano o projeto mudou o perfil de sua tripulação.

O Visão Costeira, com aporte da Prefeitura desde 2011, começou com adolescentes do 8º e 9º ano, porém este ano as embarcações passaram a tripular os alunos do 5º ano. “No começo não deu tempo de criar vínculo com os alunos, que logo seguiam para o ensino médio. Este ano estamos com os alunos de 5º ano, o que nos dá tempo para a educação ambiental e para acompanharmos o desenvolvimento deles nos anos seguintes”, explicou o secretário.

Cada vez que a embarcação se aproximava de um bairro, Hipólito contava a história e revelava lendas do local. “Uma aula assim desperta o interesse dos alunos que passam ter uma consciência da região onde vivem”, disse o secretário.

Rota
A rota desses navegantes começou ao zarparem da praia de São Francisco, na região central da cidade, até o Mangue do Araçá, também na região central, e antes de retornar em terra firme passou pela praia da Cigarras, onde a Prefeitura desenvolve a maricultura e apoia projeto de implantação de uma fazenda marinha no local, para o cultivo da vieira e mexilhão.

O Visão Costeira teve início de suas atividades em 2011 e já embarcou mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental, da rede pública municipal.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.