Crianças de seis meses a cinco anos incompletos devem ser vacinadas até o dia 10
A vacinação contra a paralisia infantil foi prorrogada em São Sebastião até o dia 10 de setembro. A data também será utilizada para quem precisar atualizar a caderneta de vacinação.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, até segunda-feira (31), foram aplicadas 4.251 doses atingindo uma cobertura de 79,55% do público alvo da campanha.
A orientação do Ministério da Saúde é de imunizar crianças de seis meses a cinco anos incompletos. O objetivo é garantir a imunização de 95% deste público que, em São Sebastião, corresponde a 5.344 crianças nesta faixa etária.
Segundo informações da Vigilância a campanha não deverá ser prorrogada mais uma vez, portanto, é importante que os pais levem as crianças para tomar a vacina, tendo em vista que encerrado o prazo a imunização volta a ser feita apenas no período correspondente a rotina, ou seja, com dois, quatro, seis, quinze meses e quatro anos de idade.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas e provocar, ou não, paralisia.
Segundo especialistas a multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos e dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia em um dos membros inferiores.
Na maioria dos casos a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática e o período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 a 14 dias.
Diante disso, a vacinação tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.
Além da campanha anual, a vacina contra a paralisia faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e fica disponível durante todo o ano nos postos de saúde do país.
Postos de Vacinação
ESF Jaraguá (Av. Dario Leite Carrijo, 2581)
UBS Enseada (Rua Maximiliano dos Santos, 38)
ESF Canto do Mar (Rua Cirene, 285)
UBS Morro do Abrigo (Antonio Bernardino Tavares, s/nº)
ESF Pontal da Cruz (Ver. João Orlando de Carvalho, 200)
Centro de Saúde (Rua Capitão Luiz Soares, 1950)
Centro de Saúde Topolândia (R. Antonio Pereira da Silva)
ESF Barequeçaba (Rodovia Prestes Maia, 610)
ESF Maresias I e II (Rua Sebastião R. César, 750)
ESF Boiçucanga I e II (Rua Tropicanga, 22)
ESF Cambury (Rua da Figueira, 10)
ESF Barra do Sahy (Rua Manoel Tavares, 10)
ESF Juquehy I e II (Rodovia Rio Santos, Km 178)
ESF Barra do Una (Rua Olinda, 75)
EACS Boraceia (Alameda Penápolis, s/nº)
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov