Cidades São Sebastião

Quantidade de lixo retirado das praias de São Sebastião na virada do ano ultrapassa a cidade do Rio de janeiro

Tamoios News

O “lixo”  é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. A população e o consumo crescem e a quantidade de resíduos produzidos também. Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar. E o lixo descartado nas praias causam prejuízos ambientais, muitas espécies marinhas são afetadas pela poluição plástica nos mares.

Todos os anos somos surpreendidos pela quantidade de lixo gerado nas festividades à beira mar. Este ano a quantidade de lixo recolhido na cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista, causou estranheza. Segundo a prefeitura a força-tarefa de limpeza iniciou às 5h de segunda-feira (1º/1/24), logo após as festividades de Réveillon, e por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), juntamente com a empresa SS Ambiental, retirou 970 toneladas de lixo das praias e demais espaços públicos do município.

A cidade de Caraguatatuba, a mais populosa do litoral norte, recolheu na madrugada de segunda-feira (1º/1/24), 160 toneladas de lixo da faixa de areia, calçadão das praias e praças públicas, em função das festividades da virada do ano.

A prefeitura de Ilhabela retirou mais de 5 toneladas de lixo das praias da cidade, na manhã pós Réveillon. Além disso, durante a coleta nas vias públicas, foram contabilizados 68,91 toneladas de lixo orgânico e 1,04 toneladas de materiais recicláveis.

Em Ubatuba, a prefeitura realizou na madrugada do primeiro dia de 2024, uma ação de limpeza que resultou na retirada de 85 toneladas de resíduos, deixados após as celebrações da virada.

O morador de São Sebastião, Gilbertinho Carlos Sant’Anna, não se conforma com a quantidade de lixo gerado na cidade, em função das festividades da virada do ano.  E compara a população de São Sebastião, com mais de 80 mil habitantes, mesmo que triplicada devido à temporada de verão, com a cidade do Rio de Janeiro, com uma população de mais de 6 milhões e que recolheu 969 toneladas de lixo na passagem do ano.  “Como São Sebastião conseguiu coletar mais lixo que a cidade do Rio de Janeiro”, indaga Gilbertinho.

Prefeitura Municipal de São Sebastião: https://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N312024155715

Prefeitura Municipal de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2024/01/forca-tarefa-da-limpeza-inicia-trabalho-as-5h-e-retira-160-toneladas-de-lixo-de-praias-e-pracas-apos-reveillon/

Prefeitura Municipal de Ilhabela: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/prefeitura-retira-mais-de-cinco-toneladas-de-lixo-no-pos-reveillon-em-ilhabela/

Prefeitura Municipal de Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/mutirao-reveillon-limpeza/

Redação/Tamoios News