Os ventos atingiram todo o litoral, mas foram mais intensos em alguns bairros de São Sebastião
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
Ventos fortes atingiram todo o litoral norte na noite da quarta-feira (17), e geraram transtornos à população de alguns bairros, como destelhamento de residências, quedas de árvores e a interrupção da energia elétrica. Em algumas localidades, a situação foi normalizada após mais de dez horas.
Em Caraguatatuba, os ventos começaram por volta das 20h e se estenderam por cerca de uma hora. Houve a oscilação da energia elétrica em alguns bairros.
Já em São Sebastião os ventos registrados foram ainda mais fortes e chegaram a 68 km/h, segundo a Defesa Civil. Por conta disso, a equipe precisou atender a vários chamados ao longo da noite.
Além das árvores que caíram, houve a queda de um outdoor sobre um veículo em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. A placa de 20 metros atingiu o carro, que estava no estacionametno de uma loja. O incidente não deixou vítimas.
O registro mais grave feito pela Defesa Civil em São Sebastião foi no bairro da Enseada, Costa Norte. Nas imediações da rua Una houve a queda de uma paineira com 18 metros de comprimento e 60 metros de diâmetro.
Á árvore foi arrancada pela raiz com a força dos ventos e interrompeu o tráfego de pedestres e veículos no trecho. A instalação elétrica também foi danificada e o fornecimento da energia elétrica foi interrompido e só normalizado pro volta das 13h desta quinta-feira (18).
Outra árvore caiu sobre a Estação de Tratamento da Sabesp de Juquehy, na Costa Sul. A espécie conhecida como Caniveteiro ou Pau-Jacaré danificou a cerca da estação.
Para Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, ventos fortes eram esperados para a região, porém, a intensidade superou as expectativas da equipe. Segundo ele, o grupo também foi acionado para remoção de outra árvore que atingiu a rua Santo Antonio, no bairro São Francisco, mas sem provocar danos.
Já, na Costa Sul, houve também interrupção de energia devido à queda de uma árvore na Rua Itatiaia, em Barra do Una. A energia foi normalizada às 7h desta quinta-feira.