Cidades São Sebastião

Quiosques da Praia das Cigarras são demolidos pela prefeitura sem aviso prévio

Tamoios News

Todos os quatro quiosques localizados na Praia das Cigarras, em São Sebastião (SP), foram demolidos na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o advogado que representa a associação dos quiosques, Alex Pinheiro, a ação não foi avisada previamente para os comerciantes.

Em funcionamento há quase 30 anos no local e fechados há mais de um ano e três meses por determinação de um liminar que não autorizava o funcionamento dos quiosques e nem a demolição dos mesmos, a Prefeitura municipal, acompanhada da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizou a demolição. Entretanto, a ação foi constatada pelo advogado da associação e pelos proprietários do quiosque como irregular, uma vez que os mesmos não receberam nenhuma notificação, ordem judicial ou ordem administrativa informando sobre a ação. “Estávamos com uma liminar que estava suspendendo todo ato de demolição pela Prefeitura, isso desde 2023. O prefeito (Felipe Augusto), falou no encontro que tivemos com ele na Rua da Praia no 07 de setembro, que era questão de honra ele demolir os quiosques. Então, todo instante ele tentou. Hoje, na madrugada, eles vieram demolir o quiosque, mas em momento algum eles deram uma ação ou ordem demolitória e não quiseram saber do mandado de segurança que temos para funcionar”, afirma Rodrigo Alves, dono de um dos quiosques demolidos.

A associação dos quiosques deverá entrar com uma ação indenizatória, mas os comerciantes ainda não sabem o que vão fazer a partir de agora. “A gente estava voltando a contratar, ao todo são 20 a 25 funcionários que a gente empregava. A vida da gente está nas mãos de Deus. A gente sempre sobreviveu de quiosque”, finaliza Alves.

A reportagem do Site Tamoios News procurou a Prefeitura de São Sebastião (SP), por meio da assessoria de imprensa, para esclarecer os motivos da proibição de funcionamento e demolição desses quiosques somente agora após quase 30 anos de atividade e o respaldo que será oferecido para esses comerciantes, mas não obteve retorno até o momento da publicação dessa matéria.

Redação/Tamoios News