O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, iniciou suas atividades em 2018 como uma sede de manifestações culturais promovidas pela parceria entre a Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), grupo de Capoeira Peregrinos e Instituto Argonauta.
Em 2021, com o objetivo de aprimorar suas ações, foi inscrito e aprovado no edital do Programa de Ação Cultural São Paulo – PROAC-Direto 40, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e aí recomeçaram as atividades como um Centro de Cultura, Convivência e Tradição.
Nesse pequeno trecho de história já foram realizadas manifestações com conteúdos repletos de tradições com base em alicerces centenários, começando pela sua estrutura construída com conhecimentos “dos antigos” sendo de pau a pique, com fogão a lenha e trazendo os benefícios da modernidade, como a ligação de seus efluentes na rede de esgoto, da tecnologia, com seu sistema de segurança por alarme e câmeras.
A comemoração de tudo isso começou, ou melhor, recomeçou, no dia 28 de maio de 2022 com uma Corrida de Canoa Caiçara pela manhã e um Baile de Fandango Caiçara a noite.
A participação nas atividades envolveu, além das equipes de organização e apoio, muitas pessoas das comunidades tradicionais de toda Ubatuba, o que enobrece ainda mais a atividade. A família de Antônia dos Santos Mariano recebeu homenagem e foi lançado o projeto Plante uma Canoa, um viveiro de guapuruvu com oficina de plantio.
Nesse período as publicações ficaram concentradas nas Redes Sociais da AARCCA: @aarcca_ubatuba e @AARCCA, conforme links abaixo, mas a partir de agora há uma rede específica para o querido Centro de Cultura, Convivência e Tradição, Rancho Caiçara Antônia dos Santos Mariano, @rancho.antoniamariano.
Publicações
https://www.instagram.com/p/Cd8rwaqLM15/
https://www.instagram.com/p/CeAFtSFNXA4/
https://www.instagram.com/p/CeBwCiOOYna/
https://www.instagram.com/p/CeE__RHLr_M/
https://www.instagram.com/p/CeGhjqcFc3h/
Fonte: Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano”