A obra tem prazo de execução de 240 dias e artesãos que trabalham no local estão preocupados com a queda nas vendas
Por Rafael César, de São Sebastião
A Praça do Surf, localizada em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, começou a ser reformada na última terça-feira (28). A área é um dos principais pontos turísticos do bairro. Apesar de um anseio da comunidade local, as melhorias foram iniciadas no período em que comerciantes e moradores esperavam maior movimento na região, devido ao período de férias.
A reforma está prevista para ser entregue em fevereiro de 2017, após um período ainda de maior movimento: a temporada de verão, quando Maresias recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo.
A Praça do Surf foi inaugurada em dezembro de 2005, com uma pista de skate e um projeto social que incentiva práticas esportivas, como o surfe e o skate, além de uma feira de artesãos locais. O local logo se tornou um dos cartões postais do bairro, desgastado ao longo da última década. Desde 2013, vereadores apresentam requerimentos pedindo a manutenção e reforma da praça.
A reforma custará R$ 302.645,15 e será executada pela empresa MMB Comercial e Construtora LTDA. A fiscalização da obra será feita pelo representante da Prefeitura de São Sebastião, Ricardo Rubson S.Mattos, e pela Sociedade Amigos da Praia de Maresias (Somar), que participou de todas as discussões relacionadas à obra.
“A reforma era para começar no fim do ano passado, mas estava muito próximo da temporada. A Somar conversou com membros da Prefeitura para alterar a data, no entanto quando acabou a temporada a administração estava preocupada com a prestação de contas. Com isso, o processo licitatório acabou demorando e, por isso, as obras só começaram agora”, justificou a engenheira e diretora da Somar Adriana Coutinho.
Para o artesão, Rafael Pinheiro de Souza, 31, que possui uma barraca no local, o movimento já teve uma queda no primeiro final de semana com a praça em obras. “As pessoas já começaram a transitarem menos por aqui. Eles iniciaram a obra logo nas férias. Eu pensava que até a temporada já estaria tudo pronto, mas pelo jeito não vai ser assim. Não imaginava que levaria oito meses de reforma, se for demorar tudo isso a temporada está praticamente perdida”, contou.
Adriana Coutinho disse que os representantes da associação estão preocupados com a data determinada pela construtora, pois se for mantida, trata os problemas que o grupo tentou evitar na temporada passada. “Esperamos que mudem essa data ou que entreguem a obra por etapas, dando preferência aos quiosques dos artesões que serão feitos lá”, completou.
O zelador Gilmar Santos Ferreira, 40, ficou feliz ao saber que o local vai ser reformado. Para ele, a praça precisava de uma repaginada. “Fico feliz em saber que estão querendo melhorar este ambiente. É um local muito visitado, um verdadeiro cartão postal de Maresias. Achei a data boa, porque ultimamente está fazendo muito frio e tem poucos turistas visitando a praia. Imagino que não deveria demorar tanto como vai demorar, pois não é uma obra que está começando do zero, já existe uma estrutura montada que só deve ser revitalizada”, comentou Santos.
Já o artesão Noé André Anivarro, 36, diz que a prefeitura deveria arrumar outro ponto para os artesãos ficarem nesse período de obras. “Quem fica aqui precisa pagar uma taxa anual de R$ 350. Eu trabalho caminhando pela praia, mas meu pai trabalha nesse ponto. Acho a reforma bem-vinda, porém, está meio desorganizada. Hoje é um dia comum e não tem ninguém trabalhando na obra”, comentou.
No momento, as duas entradas que existem para ter acesso à praia pela praça estão abertas e a pista de skate também está disponível para os praticantes do esporte.
Segundo Adriana Coutinho, haverá uma etapa da obra que fará melhorias no bowl, nas instalações do serviço de informações, na banca, nos banheiros e também na sede do projeto social voltado ao surfe. Ela não confirmou a informação sobre a instalação de uma estátua em homenagem ao primeiro brasileiro campeão mundial, Gabriel Medina, que é de Maresias, como chegou a ser cogitado.
Outro lado
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Sebastião informou que a verba proveniente do DADE só foi liberada este ano. A reforma contará com espaço/palco para eventos, espaço para artesãos, bicicletário, estacionamento, reforma do prédio que abriga a associação de surfe e Somar, reforma dos banheiros com implantação de fraldário, além da substituição do sistema de iluminação que receberá lâmpadas de LED. A obra irá beneficiar toda a comunidade local, bem como os visitantes da praia.