O prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está suspenso desde a Resolução 208 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma busca contribuir com as medidas de enfrentamento à Covid-19, e por isso, prorrogou por tempo indeterminado a validade das CNHs com vencimento a partir de março de 2020.
Como alternativa para que os cidadãos possam resolver a renovação com calma, as opções são os meios digitais. É possível solicitar o serviço de renovação da CNH pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e também pelo aplicativo Poupatempo Digital.
O diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo, orienta que “os prazos de serviços de trânsito ainda estão suspensos no estado de São Paulo, mas por tempo indeterminado. Por isso, os condutores devem aproveitar esse momento para colocar a documentação em dia, incluindo a CNH. É tudo feito de maneira rápida, simples, sem burocracia. Não compensa deixar para a última hora”.
No primeiro semestre de 2021, cerca de 2 milhões de cidadãos deram entrada no processo de renovação da habilitação. Desse total, mais de 1,6 milhão de atendimentos foram realizados de forma online, pelo site e aplicativo do programa. Já no mês de julho, foram 336 mil solicitações pelos canais digitais.
SERVIÇO
Renovação da CNH
Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo Denatran para acessar a CNH Digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Caso o cidadão não receba o e-mail, também pode consultar a versão digital através do site do Poupatempo. Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber o documento em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran.SP.
*Texto: Claudinéia Silva