“O evento terá por finalidade mostrar ao público a preservação dos costumes dos primeiros habitantes de São Sebastião – A tribo dos índios guaranis”
Por Maria Jaislane
O Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira, se inicia neste feriado prolongado, de sexta (07) e segue até o domingo (09). A aldeia fica localizada no bairro de Boracéia, Costa Sul de São Sebastião.
Durante os três dias de festa, os visitantes poderão conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a rica cultura, arte e culinária indígenas.
O Cacique Adolfo Timóteo, relata que o evento será realizado com a expectativa de se construir uma pequena oca, criada para receber a visita de índios de outras tribos e os parentes dos guaranis, que vivem em outras regiões.
“A intenção é buscar parcerias para construir a oca, para que possamos receber melhor os nossos parentes e índios de outras etnias, que vem nos visitar”, explica o cacique.
A programação será aberta com apresentação do canto e dança na aldeia a partir das 09 horas.
Em seguida por uma cerimônia, através do “médico” dos índios – o pajé, qual realizará um ritual, aonde segundo ele cura os males do corpo e da alma. Logo após os índios farão a tradicional apresentação de dança do xondaro (considerada à arte marcial dos guaranis), além de apresentações com arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio dia, na pausa para o almoço terá a culinária tradicional indígena, a tarde haverá mais apresentações e palestras sobre a cultura Guarani.
A entrada é a doação de um 01 kg de alimento não perecível.
Confira a programação dos três dias de festival:
9h – Apresentação do canto e dança da Aldeia
9h30 – Apresentação – Fala da Autoridade e Liderança
10h – Dança do Xondaro
10h45 – Apresentação com Arco e Flecha
11h – Cabo de Guerra
11h30 – Luta Corporal
12h – Almoço
14h10 – Apresentação dos grupos
14h20 – Grupo Porteira
14h30 – Grupo de Cachoeira e Grupo do Rio Pequeno
14h40 – Grupo do Silveira
15h – Corrida de Tora
Serviço:
Dias 07 a 09/09
Das 09h às 16h | Local: Aldeia Indígena Rio Silveira – acesso pelo km 183 da Rodovia Rio-Santos, em Boracéia – São Sebastião/SP.