A retirada de equipamentos do COI(Centro de Operações Integrada) de São Sebastião, pela empresa Rizzo Net, estaria prejudicando o atendimento e os serviços do SAMU(Serviço de Atendimento Médico de Urgência) no Litoral Norte.
Segundo informações levantadas pelo Tamoios News, as unidades do SAMU em Caraguá, Ilhabela e Ubatuba estão enfrentando problemas no atendimento via rádio desde que foram retirados os equipamentos- câmeras, monitores, software e bancos de dados do COI de São Sebastião.
A empresa Rizzo Net alega que retirou os equipamentos por causa dos atrasos no pagamento pela prefeitura, dívida que chega a R$ 1,5 milhão. A prefeitura, por sua vez, alega que o contrato com a Rizzo Net venceu e uma nova licitação será feita para contratação de uma nova empresa de monitoramento eletrônico.
SAMU
Um funcionário do SAMU, que preferiu manter o anonimato, contou que “estamos sem comunicação via rádio com o SAMU. Isso prejudica o tempo resposta das ocorrências, pois não se tem a localização exata das ambulâncias e o término exato de cada ocorrência”. A responsabilidade desta comunicação, segundo informações, seria da Central de Atendimento assumida por São Sebastião que recebe um recurso federal para manter o serviço.
Ele também explicou que a retirada dos equipamentos do COI, estaria causando outro problema que é a gravação das conversas nas ocorrências e locais que não tem sinal de celular. Isso torna o serviço dentro de uma ilegalidade. Segundo consta, já teria sido feito uma denúncia disso no Ministério da Saúde sobre essa irregularidade.
Um outro funcionário do SAMU, confirmou que existem problemas constantes com os telefones, devido a operadora, mas que o problema agora e na comunicação via rádio. Segundo ele, foi instalado um rádio na central da SAMU de São Sebastião, mas a comunicação com as demais cidades estaria comprometida desde a retirada do equipamentos do COI do município pelo Rizzo Net.
Não conseguimos falar com a coordenadora do SAMU na região, Gilmara Abreu, para saber, oficialmente, quais estão sendo os problemas de comunicação que o SAMU estaria enfrentando na região a partir da retirada dos equipamentos eletrônicos do COI em São Sebastião e se essa situação pode colocar em risco a vida dos pacientes atendidos pelas unidades.
No primeiro contato telefônico não foi possível falar com ela pois o telefone estava na caixa postal. Na segunda tentativa, uma funcionária informou que a coordenadora não poderia atender pois estava recebendo do prefeito Felipe Augusto os novos uniformes do SAMU. Manteremos contatos mais tarde.
Encaminhamos pedido de informações à assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião para saber o que estaria ocorrendo e como a administração pretende regularizar rapidamente a questão de comunicação via rádio do SAMU na região. A prefeitura informou que no final da tarde desta quarta(3) encaminhará informações a respeito do assunto.
Extraoficialmente, tivemos a informação de que a prefeitura de São Sebastião estaria tentando agilizar um pregão ou licitação emergencial para contratar uma empresa para regulrizar os serviços via rádio entre os municípios atendidos pelo SAMU.
O SAMU conta com cerca de 20 viaturas na região. Faz cerca de 5 mil atendimento mensalmente, em média 180 atendimentos por dia no Litoral Norte. Os atendimentos crescem cerca de 30% nos feriados prolongados e nas férias de julho e de verão.