Os moradores de Ilhabela conheceram o projeto, que prevê uma estrutura voltada ao turismo com um centro de exposições, estacionamento, terminal intermodal e a ampliação da Escola de Vela
A Prefeitura de Ilhabela promoveu na noite de segunda-feira (13), na Câmara Municipal, na Vila, a segunda audiência pública para apresentação do “Plano de Reurbanização do Saco da Capela e Antigo Campo de Aviação”. A reunião foi realizada pela Secretaria de Obras e Planejamento e contou com a presença de cerca de 30 moradores.
O projeto foi apresentado pelo arquiteto Pedro Saraiva, do escritório PPMS Arquitetos Associados, de São Paulo, acompanhado pelo secretário adjunto de Obras, Guilherme Galvão, e pelo prefeito Toninho Colucci. A audiência ainda contou com a presença dos secretários municipais: Luiz Alberto Faria (Governo), Lídia Sarmento (Educação) e Nuno Gallo (Cultura), além do presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, e o vereador Luizinho Paladino.
Segundo Galvão, o projeto de reurbanização do Saco da Capela e o antigo Campo de Aviação vêm sendo desenvolvido há dois anos e prevê a instalação de novos equipamentos voltados para o turismo, como um centro de exposições, que deverá complementar as atividades do novo Teatro e Centro de Convenções; marina pública para 300 embarcações, na Vila; estacionamento; terminal intermodal; boulevard gastronômico e a reforma e ampliação da Escola de Vela, que já está em andamento e ainda contará com um alojamento para atletas.
O arquiteto Pedro Saraiva explicou que a reurbanização do Saco da Capela visa oferecer toda a mobilidade urbana necessária para a cidade por meio do sistema que integrará todos os transportes públicos, como bicicleta, ônibus e Aquabus. “A cidade está crescendo e temos de buscar o desenvolvimento por meio do turismo, que é a nossa indústria. Esta estrutura apresentada busca estimular não só o perfil de turismo que atualmente acontece na cidade, mas visa ampliar o turismo náutico e também alcançar o chamado turismo de negócios atraindo grandes eventos e exposições a fim de combater a sazonalidade, garantindo empregos para a população”, explicou o prefeito Toninho Colucci, que ainda destacou que nenhuma árvore será removida durante a execução do projeto – pelo contrário, será quintuplicado o número de árvores. O próximo passo é submeter o projeto ao Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Ilhabela, mais conhecido como Conselho do Plano Diretor.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI