Por Otto Guimarães
No começo de ano, algumas pessoas aproveitam para viajar. Mas, antes de pegar a estrada é preciso fazer a revisão no carro. Mesmo que o veículo não apresente problemas, a revisão preventiva é necessária e poderá evitar “dores de cabeça” e gastos desnecessários. Há basicamente quatro itens a serem observados:
A suspensão é um deles e deve passar por revisão a cada 50 mil km. Devido à qualidade ou falta dela nas vias e estradas de nossas cidades, com muitos buracos, o desgaste excessivo da suspensão e amortecedores é inevitável. Isso ocasiona o desgaste prematuro dos pneus e outros problemas como o aumento no consumo de combustível.
Já falando sobre os pneus, é preciso trocar a cada 30 mil quilômetros. Realizar o alinhamento e balanceamento com a frequência semestral ou a cada 5 mil quilômetros rodados. Isso fará com que não haja um desgaste prematuro. Caso contrário, há menos tempo de vida útil. É importante lembrar que pneus em más condições são grandes responsáveis por acidentes em estradas.
A quilometragem é a mesma para a revisão dos freios e pastilhas. Por se tratar de um sistema de segurança para os ocupantes do automóvel, o sistema de freio requer manutenção preventiva. Devido a ação do atrito, o desgaste das peças é uma consequência inevitável. O fluído de freio também tem validade e deve ser periodicamente substituído.
A refrigeração do veículo é outro ponto importante e deve ser verificada pelo menos uma vez ao ano. Fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento, tirar toda água do carro, fazer uma limpeza no radiador com uso de aditivo fará com que o carro mantenha a temperatura ideal de funcionamento.
Os filtros de óleo e o de ar não devem ser esquecidos. Além desses itens, deve-se verificar o nível do óleo. Há duas opções de óleo: um com durabilidade para 5 mil km, outro para 10 mil km. O óleo perde sua viscosidade com o tempo e isso acarreta em desgaste nas peças do motor que pode acabar fundindo.
Para isso, procure sempre uma oficina e profissionais qualificados, optando sempre por peças originais, isso lhe dará a certeza da integridade do veículo, confiabilidade, durabilidade, a confiança de usar uma peça nos mesmos padrões de qualidade das peças utilizadas em linha de montagem, maior desempenho. O motorista ainda pode contar com a garantia da marca.
Estatísticas
Segundo a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, somente nos dez primeiros meses de 2014 (última análise), mais de 530 mil veículos ficaram parados nos 6,4 mil quilômetros de malha rodoviária do Estado de São Paulo, por apresentarem problemas de manutenção: falhas mecânicas e elétricas, superaquecimento do motor, pneu furado, bateria descarregada e até mesmo falta de combustível, a chamada pane seca. Essas situações, mais comuns do que parecem, são enfrentadas por muitos motoristas, e sempre pegam os usuários desprevenidos.
Sinal verde e que a estrada venha sempre até você.
Otto Guimarães.
Especialista de diagnóstico automotivo