Em entrevista exclusiva concedida nesta quarta(11) ao programa Link Vanguarda, da TV Vanguarda, de São José dos Campos, o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, abordou questões importantes para o Litoral Norte, entre elas, as obras dos contornos e a travessia de balsa. O secretário esclareceu ainda que devido a um “risco geológico” as obras de duplicação da serra serão concluídas apenas em 2021, um ano após o prazo estipulado pelo Estado
Por Salim Burihan
Em entrevista concedida no início da tarde desta quarta(11), ao Link Vanguarda, programa jornalístico da TV Vanguarda, em São José dos Campos, o secretário de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto informou que as obras de duplicação do trecho de serra da rodovia dos Tamoios serão concluídas apenas em 2021.
A previsão era que a obra seria concluída em 2020. A obra vai atrasar, segundo João Octaviano, devido a um “risco geológico” ocorrido no trecho de serra que requer mais cuidados na execução das obras de duplicação.
O “risco geológico” estaria previsto no contrato firmado entre o estado e a empresa responsável pela obra, segundo o secretário. O prazo de conclusão teria sido revisado devido às condições geológicas (tipo de solo) mais desfavoráveis do que o previsto inicialmente.
O secretário fez questão de esclarecer que o “risco geológico” não ocorreu devido a movimentação ou execução das obras, que segundo ele, utiliza tecnologia moderna o “cable crane”, espécie de um teleférico para transporte aéreo de cargas, que é utilizado na construção de tuneis e viadutos em áreas da mata atlântica, sem que haja danos ao meio ambiente.
Em nota encaminhada ao Tamoios News, a secretaria de Logística e Transportes informou que na escavação dos túneis foram identificadas condições geológicas mais desfavoráveis (tipo de solo) do que o previsto inicialmente, o que resultou na revisão do prazo da obra. Segundo a secretaria, esse tipo de ocorrência, chamada de “risco geológico”, é prevista em contrato.
A Concessionária Tamoios, também, em nota encaminhada ao portal, explicou que apenas no trecho de serra foram feitas escavações de 12,8 km túneis. A concessionária informou ainda que a obra de duplicação do trecho de Serra terá seu prazo revisado devido às condições geológicas (tipo de solo) mais desfavoráveis do que o previsto inicialmente.
Contornos
O secretário falou, também, sobre a situação dos contornos norte e sul, cujas obras orçadas em R$ 1,5 bilhão, está paralisadas desde o ano passado. Em abril deste ano, as construtoras Queiroz Galvão e Serveng Civilsan abandonaram as obras.
Como a Dersa foi extinta, as obras estão sob a responsabilidade da secretaria de Logística e Transportes. Segundo João Octaviano, os estudos encomendados pelo governo sobre o que foi feito e o que falta fazer nos contornos devem ser concluídos em janeiro de 2020.
O secretário disse que após rever a questão contratual, as obras dos contornos deverão ser retomadas ainda no ano que vem e concluídas em 2021.
Com relação as doze famílias que foram removidas de suas casas durante a construção dos contornos e que recebem um aluguel social de R$ 480,00 mensais, o secretário disse que os moradores serão procurados pelo estado para regularizarem suas situações.
Travessia
Outro assunto abordado pelo secretário de Logística e Transportes durante o Link Vanguarda foi sobre a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela.
João Octaviano disse que o processo de privatização em estudos desde o início deste ano deverá ser concluído em 2021. A travessia, segundo ele, melhorou muito a partir da compra de novos motores e de manutenções periódicas nas embarcações.
A travessia transporta em média 8.500 carros e 4.500 pessoas por dia, segundo informou o secretário. Na temporada de verão o serviço contará com seis balsas e dois catamarãs, exclusivos para a travessia de pedestres.