Esportes

Rodrigo Caporal representa Caraguá em Hong Kong

Tamoios News
Lutador 1

Por Régis Thiago

 

Rodrigo Caporal, esse é o nome dele. Faixa preta em Jiu Jitsu, é atual Campeão da Ásia de MMA na categoria dos leves, tem um cartel incrível com vários outros títulos em sua carreira.

Caporal era morador da cidade de Caraguatatuba e carrega o nome do município por onde passa, e por aí vai, até chegar do outro lado do mundo, Hong Kong, sua atual residência. Nasceu na cidade de Guarulhos, mas se mudou para Caraguá com apenas 2 anos de idade. Com uma infância e juventude caiçara, o tempo foi passando e Caporal foi crescendo. Em sua vida passou por momentos bons e ruins, mas nada foi forte o suficiente para nocautear seus objetivos e sonhos.

Atualmente Rodrigo faz parte da Equipe Atos, tem uma academia com seu nome no bairro do Massaguaçu e inspira muitos jovens e adultos a seguirem seus passos. Pablo Eduardo, 22 anos, professor e faixa preta, relata que Caporal é um exemplo de humildade, amor ao próximo e valorização de sua origem. “Me espelho no Rodrigo, ele podia montar uma academia em qualquer outro lugar, mas ele valoriza sua origem, sempre com humildade e amor as pessoas. Eu luto desde os meus 6 anos e tiro o chapéu para ele. Único do litoral que foi para fora e nos representa. O Rodrigo vem me ajudando, final do ano farei uma lutinha em Hong Kong, que ele esta marcando. Aos poucos conquistarei meu espaço e poderei ajudar minha família através da luta, assim como ele faz”.

Para sua irmã, Ana Carolina seu irmão é um herói, um lutador desde o começo. “Ele é meu herói, meu exemplo, ver de onde ele saiu, tudo que ele sofreu para chegar onde está hoje e nunca desistiu. Mesmo com tudo que contruiu, jamais esqueceu sua família e sempre procura ajudar eu e minha mãe”. Indagada sobre ter medo de ver seu irmão lutando ela acrescenta “tenho medo, uma vez vi ele lutando e sofri ao ver ele sendo golpeado, mas graças a Deus deu tudo certo ele venceu a luta”.

 

Com exclusividade, Rodrigo concedeu entrevista ao Portal Tamoios News.

Portal Tamoios News – Com quantos anos você veio para Caraguá e como foi sua infância? Nos conte um pouco sobre você.

Rodrigo Caporal- Eu vim para Caraguá com 2 anos. Minha infância foi maravilhosa, sou de uma família muito simples mais minha mãe nunca deixou faltar nada; sempre estava presente em tudo. Minha história é muito grande, passei por muitas dificuldades na vida. Vivi coisas ruins e também muitas coisas boas para chegar ate aqui.

P.T.N. A luta sofre algumas criticas na sociedade por causa da violência, como você encara esse fator?

R.C.-Sim, ainda há muita gente que confunde briga de rua com artes marciais, por Isso eu sempre estou tentando mostrar pra todos como é bom você colocar seu filho ou até mesmo um idoso para praticar um esporte. Fazer um esporte ajuda na Educação, na saúde e no respeito com o próximo (mais para isso você precisa de um bom Profissional de artes marciais) pra ensinar tudo isso.

P.T.N. – Visto que você morava em uma cidade litorânea e poderia ter aprendido a surfar ou nadar, porque você decidiu lutar?
R.C. – (Risos) Eu gosto muito de surfar e de nadar. Ate hoje eu faço isso, mas não como profissional, faço como hobby. A luta esta no meu sangue, sempre fui levado na escola e quando eu conheci o jiu jitsu caiu como uma luva (risos), foi tudo muito rápido, parecia que eu já fazia a muito tempo, foi maravilhoso.

P.T.N. – Depois de Caraguá você começou a treinar em que lugar antes de ir para Hong Kong?

R.C. – Comecei a treinar jiu jitsu em Rio Claro, apenas como hobby, passando o tempo eu vi que tinha dom para ir mais longe e ser um profissional. Foi ai que tudo começou. Treinava quatro vezes por dia, de segunda a sexta. Era muito bom estar com vários caras duros no jiu jitsu e eu ali fui fazendo parte desse time; indo pra campeonatos e sendo campeão. Realizando meus sonhos. Hoje eu moro em Hong Kong, tenho meu time aqui, tento passar tudo que aprendi e aprendo até hoje pro meus alunos. Dou aula, treino e também quero realizar vários outros sonhos ainda. Por isso preciso estar sempre treinando.

P.T.N. – Quando você decidiu mudar para Hong Kong?

R.C. – Eu tive uma proposta para vir dar aulas em hong kong em 2009 por 3 meses. Eu não sabia falar inglês e foi muito difícil; mas graças a Deus tudo deu certo. Os alunos gostaram muito quando eu voltei para o Brasil; não passou 2 meses e eles entraram em contato comigo. Pediram pra eu voltar e ficar de vez em Hong Kong porque eles gostaram muito das minhas aulas e eu achei uma grande oportunidade; aceitei e até hoje estou aqui. Muito feliz.

P.T.N. – Qual sua rotina de treinos e aulas em Hong Kong?

R.C. – Eu treino todos os dias, de 3 a 4 vez por dia, sempre gosto de estar pronto para minhas lutas. Dou aulas em Hong Kong, tenho 3 classes por dia, 6 da manhã,12 meio dia , 8 da noite.

P.T.N. – Qual a importância da luta na sua vida e o que ela significa para você?

R.C. – Hoje a luta é meu trabalho, é onde eu consigo ajudar minha família, minha mãe, minha irmã. Graças a Deus tudo que eu tenho eu devo a luta ou ao jiu jistus. Eu não me vejo fazendo outra coisa, mas tenho que estar sempre treinando, dando aulas porque isso me deixa muito feliz e relaxado.

P.T.N. – Qual fora seus últimos títulos?

R.C. – Eu ganhei o Asia Open Jiu Jitsu , Real Fight Mma e sou campeao da Asia de MMA dos leves. Tenho outros títulos de jiu jitsu, também sou Campeão Europeu, Brasileiro Internacional, São Paulo Open Mundial entre outros.

Conheça o Cartel de lutas de Rodrigo Caporal: http://www.sherdog.com/fighter/Rodrigo-Caporal-22923

 

Deixe um Comentário