Decisão levou em conta os altos custos no país e a abertura de mercados mais atraentes no exterior
A Royal Caribbean Cruises, empresa especializada em promover cruzeiros por várias partes do mundo, vai retirar o Brasil da rota na temporada 2016/2017. Os navios que tinham saída de território brasileiro, agora serão reposicionados. Apesar de confirmar as mudanças já para o segundo semestre deste ano, a empresa não apontou se a decisão é definitiva.
A empresa tem frota luxuosa e moderna de navios que fazem roteiros para locais em todo o mundo. Até esta temporada, a cidade de Ilhabela era um dos pontos de parada, fazendo com que turistas brasileiros e estrangeiros chegassem ao arquipélago.
Essa opção pela costa brasileira, passada por Ilha Grande e Búzios, no Rio de Janeiro, e Ilhabela, em São Paulo. A nova decisão vai acarretar em diminuição de visitantes e, consequentemente, influenciar no comércio local e outras atividades.
Segundo nota da assessoria de imprensa, a Royal Caribbean Cruises reposicionará seu navio com saídas do Brasil. Os esforços da operação local, iniciada em 2009, terão foco exclusivamente na comercialização de seus destinos internacionais, responsáveis hoje pela maior parte dos negócios da companhia no país.
Conforme a empresa, a decisão foi tomada devido aos altos custos operacionais no Brasil e ao crescimento de mercados como Ásia e Oceania, que têm feito inúmeros investimentos de infraestrutura e apresentado cenários mais competitivos para a atuação de empresas marítimas.
De acordo com a nota, isso em nada afetará os negócios da empresa no país que, para temporada 2015/2016, confirma a vinda pela primeira vez ao Brasil do Rhapsody of the Seas.
Rhapsody of de Sears
O Rhapsody of the Seas apresenta atrações para toda a família e férias inesquecíveis como só a Royal Caribbean oferece. Dentre as novidades a bordo estão os restaurantes de especialidades. Além do asiático Izumi, da casa de grelhados Chops Grille e a experiência Chef’s Table, um jantar com menu degustação harmonizado com vinhos do mundo todo preparados e apresentados pelo Chef para um grupo seleto de hóspedes, o Rhapsody oferece ainda, o italiano Giovanni’s Table, já consagrado nos navios Oasis e Allure of the Seas.
A empresa ainda anunciou recentemente o lançamento do terceiro e o quarto navios da classe Oasis, o Harmony of the Seas em 2016 e outro com nome a definir em 2018, além de outros dois navios da classe Quantum, o Anthem of the Seas em abril de 2015 e o Ovation of the Seas em 2016. O Harmony of the Seas será o maior navio do mundo e dará continuidade à filosofia da companhia, premiada por sua inovação e criatividade, oferecendo uma experiência única de férias para seus hóspedes.