A Sabesp conquistou pela 12ª vez o Prêmio Valor 1000, ficando entre as 27 melhores empresas do país em cada um dos setores da economia. A Companhia venceu na categoria “Água, Saneamento e Serviços Ambientais”, com base na análise de indicadores contábeis e financeiros e das ações de governança corporativa e socioambientais.
A seleção das campeãs é feita pelo jornal Valor Econômico – que promove a premiação há 22 anos –, em parceria com a Serasa Experian e a Fundação Getúlio Vargas.
A entrega de troféus ocorreu na noite desta segunda-feira (5/9), em São Paulo, e contou com palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o cenário econômico brasileiro e internacional.
Para a escolha da campeã de cada segmento, os avaliadores analisam itens financeiros como receita líquida, margem Ebtida, rentabilidade, cobertura de juros e crescimento sustentável. Nesta edição do prêmio, as empresas também passaram a ser pontuadas por suas práticas ESG (sigla em inglês para as ações ambientais, sociais e de governança), que corresponderam a 30% da nota final.
Um comitê formado por profissionais de mercado avaliou os aspectos voltados à sustentabilidade das melhores em cada setor. Além de vitoriosa em sua categoria, a Sabesp aparece na 59ª posição no ranking das mil maiores empresas do país e integra o time das companhias que são ao mesmo tempo as maiores e as campeãs em seus setores de atuação.
“Vencer o Prêmio Valor 1000 atesta nossa boa administração e mostra o compromisso da nossa companhia com o crescimento sustentável. É um prêmio com critérios técnicos que, neste ano, traz uma novidade com a análise das práticas ESG. É uma inovação importante e atual. Nossas ações são naturalmente associadas à agenda ESG, pois contribuem com questões sociais e ambientais e levam mais saúde e qualidade de vida para os nossos clientes”, disse o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, que representou a Companhia na cerimônia.
O Anuário Valor 1000, publicação que traz a lista das mil maiores e reportagens com as 27 vencedoras, destaca a Sabesp como gigante do saneamento, com crescimento de 7% ao ano e investimentos previstos de R$19 bilhões até 2026.
Terceira maior companhia de saneamento do mundo em termos de receita, segundo avaliação da Global Water Intelligence, a Sabesp presta serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos para mais de 28 milhões de pessoas, em 375 municípios paulistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sabesp