A Sabesp está intensificando os trabalhos de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, em Ubatuba, um investimento estratégico de R$ 65.786.414,66 voltado para garantir a segurança hídrica do município. A obra, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026, beneficiará diretamente cerca de 60 mil habitantes, o que representa aproximadamente 80% da população fixa da cidade, além de fortalecer a infraestrutura para os períodos de alta temporada.
Atualmente, a ETA Carolina opera com uma capacidade de 500 litros por segundo (l/s). Com a conclusão das melhorias, o sistema passará a operar com ciclo completo do tipo convencional, aumentando a capacidade para ate 600 l/s.
Além do aumento de volume, o novo sistema traz uma solução tecnológica para os desafios as chuvas que atingem a região.
Hoje, a operação é sensível à turbidez do manancial causada por temporais. Com a nova configuração, a estação poderá ser mantida em operação plena mesmo sob condições climáticas adversas e chuvas intensas
“Esta obra é um marco para a infraestrutura do Litoral Norte. Estamos transformando a ETA Carolina em uma unidade mais resiliente. O novo sistema de ciclo completo nos dá a segurança técnica para manter o fornecimento contínuo e com qualidade, independentemente da turbidez em dias de tempestades”, afirma Wellington Pereira da Silva, gerente de projetos regionais da Sabesp do Litoral Norte.
A abrangência do Sistema Carolina é vasta, cobrindo praticamente toda a região central e diversos bairros periféricos e litorâneos. A ampliação beneficiará moradores e comércios estabelecidos no Jardim Ubatuba, Jardim Alice, Jardim Petrópolis, Jardim Carolina, Jardim Itaipava, Jardim Samambaia, Jardim Lua Mar, Lazaro, Marafunda, Mato Dentro, Monte Valério, Morro das Moças, Núcleo Anchieta, Perequê Açu, Perequê Mirim, Pedreira, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Parque do Ministério, Praia da Sununga, Praia do Flamengo, Praia Domingas Dias, Praia Grande, Praia Vermelha, Saco da Ribeira, Samambaia, Santa Rita, Sesmarias, Sitio da Ressaca, Sumaré, Sumidouro, Sununga, Taquaral, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vila Sumaré e Vale do Sol.
O investimento reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade. “Nossa prioridade é garantir que a população de Ubatuba e os turistas que visitam a cidade tenham tranquilidade quanto ao abastecimento. Vamos entregar segurança hídrica e saúde pública para 60 mil pessoas, reforçando nosso papel como parceiros do desenvolvimento da região”, Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte.
Com a ampliação da ETA Carolina, Ubatuba se prepara para um futuro com maior resiliência hídrica, garantindo que o crescimento do município seja acompanhado por uma infraestrutura de saneamento moderna e eficiente.
Fonte: Sabesp



