Cidades Ilhabela

Sabesp leva educação ambiental e debate saneamento básico com crianças em Ilhabela

Tamoios News
Imagem/Sabesp

Estudantes entre 10 e 14 anos da Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias, em Ilhabela, participaram da ação piloto do projeto Além da Obra, da Sabesp, na última sexta-feira (3). A programação contou com palestras, atividades interativas e espaços de conversa e debate sobre educação ambiental e a importância do saneamento básico para as cidades, em especial na região de Ilhabela.

A atividade faz parte do projeto Além da Obra, uma iniciativa da Sabesp, incentivada pela diretoria executiva de engenharia, com o objetivo de deixar nas comunidades um legado da Companhia para além da construção de estruturas para saneamento básico nos municípios. Os 150 estudantes da Escola Mércia foram divididos em três turmas para participar das atividades, que incluíram palestras, discussões, rodas de conversa com alunos e professores e gincanas.

O conteúdo da ação foi adaptado para a faixa etária, discutindo ao longo do dia temas como a história do saneamento, o problema da poluição dos mares e rios, a preservação dos córregos e mananciais, o consumo consciente de água e o saneamento como um agente essencial para a saúde pública e o desenvolvimento regional.

Além do conteúdo sobre educação ambiental, as crianças também puderam saber um pouco mais sobre a obra em execução na cidade, assim como os benefícios da coleta e tratamento de esgoto no contexto local e amplo, para toda a sociedade.

Em Ilhabela, o Além da Obra está sendo aplicado em paralelo às obras do novo sistema de coleta e tratamento de esgoto Ponta da Sela – Siriúba, com a instalação de 57 km de tubulações. A região também irá receber 52 estações de bombeamento e ampliar o serviço de coleta e tratamento de esgoto para cerca de 30 mil pessoas.

As obras vão também contribuir para a melhoria das praias de Ilhabela. O valor do investimento é superior a R$ 135 milhões, com término previsto para o primeiro trimestre de 2027.

O projeto de educação ambiental em Ilhabela, ainda em fase piloto, é uma das iniciativas previstas pela Sabesp em cidades onde atua, dentro do Além da Obra. Os palestrantes, entre técnicos e especialistas em saneamento da empresa contratada pela Sabesp, coordenaram a atividade em parceria com a Secretaria de Educação do município. “A expectativa é que ações como essa gerem frutos no futuro, estimulando os jovens a atuarem como multiplicadores de informações e práticas sustentáveis em suas comunidades”, afirma a Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela

Outras quatro iniciativas do Além da Obra estão em fase de planejamento nas cidades de São Sebastião e Ubatuba, com ações de educação, construção de espaços de convivência e atividades diversas.

Fonte: Sabesp