Com apoio da Sabesp, começa nesta terça-feira, 13/9, o 33º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2022 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), uma iniciativa da própria AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp). A edição anual do evento volta a ser presencial e seguirá até quinta-feira, dia 15/9, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte.
Estarão presentes na abertura o secretário nacional de saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão; e Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, fará uma participação por vídeo.
O tema central desta edição será “Saneamento: prioridade para a vida”. Dentro da programação, muitos assuntos serão abordados em mesas redondas e painéis de debates, como “ESG e a regulação nos modelos de negócios de saneamento”; “Monitoramento de recursos hídricos na RMSP em tempos de crise”; “Direito dos Rios”; “Meta de Universalização dos novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”.
Mais informações estão disponíveis no site: www.fenasan.com.br
Na feira, a Sabesp ainda marcará presença com um estande que levará assuntos sobre inovação e tecnologia e sobre ações da Companhia em programas como o Projeto Tietê e a despoluição do rio Pinheiros, por exemplo. O evento trará ainda o tradicional Campeonato de Operadores.
A feira vem para fomentar e difundir a tecnologia empregada no setor de saneamento e incentivar a troca de informações e o desenvolvimento tecnológico, reunindo diversos nomes e representantes da área e de segmentos correlatos.
Confira a programação, com as participações dos representantes da Sabesp:
13/9 (terça-feira)
ABERTURA – 10h
Cerimônia de abertura do 33º Encontro Técnico AESabesp – Participação do diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.
MESA REDONDA – 13h30 às 15h
Gestão integrada de obras entre concessionárias e poder concedente – Moderação do superintendente da Metropolitana Centro, Aurélio Fiorindo Filho, e participação também do diretor Metropolitano, Ricardo Borsari, que será um dos palestrantes.
MESA REDONDA – 13h30 às 15h
A importância do planejamento para o alcance do êxito do empreendimento – Moderação do superintendente de Engenharia e Empreendimentos da Sabesp, Marco Antonio Lopez Barros, e participação dos diretores Alceu Segamarchi Junior e Osvaldo Garcia, que serão palestrantes da mesa.
MESA REDONDA – 13h30 – 15h00
Desastres ambientais e a relação com os recursos hídricos impactando na qualidade de vida no planeta – estudo de casos podem contribuir na prevenção de medidas? – Moderação de Telma Nery, médica sanitarista da Sabesp.
MESA REDONDA – 13h30 – 15h00
ESG e regulação nos modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar!- Participação da assistente executiva na Presidência da Sabep, Mônica Porto, como uma das palestrantes.
PAINEL – 16h00 – 17h00
Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP – Participação do gerente de Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos da Sabesp, Emerson Martins Moreira, como um dos palestrantes.
PAINEL – 16h00 – 17h00
Direitos dos Rios – considerações sobre as relações entre os seres humanos e os cursos d’água e suas interfaces para a universalização do saneamento – Participação do superintendente de Projetos Especiais, Guilherme Paixão, como um dos palestrantes.
14/9 (quarta-feira)
MESA REDONDA – 11h às 12h30
Metas de universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento – Moderação do superintendente de Assuntos Regulatórios na Sabesp, Marcel Costa Sanches.
MESA REDONDA – 11h às 12h30
Tecnologia – a inovação e o saneamento – Moderação da gerente do Departamento de Prospecção Tecnológica e
Propriedade Intelectual da Sabesp, Fabiana Rorato de Lacerda Prado; e participação da superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Cristina Knorich Zuffo, como uma das palestrantes.
15/9 (quinta-feira)
MESA REDONDA – 11h às 12h30
Gestão e soluções tecnológicas para o saneamento rural em atendimento ao novo Marco Regulatório do Saneamento
– Moderação do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira. E participação do superintendente da Gestão de Empreendimentos de Sistemas Regionais, José Francisco Gomes Junior, que será um dos palestrantes.
MESA REDONDA – 11h às 12h30
ODS contribuição para crescimento inclusivo e sustentável – Moderação do superintendente de Comunicação da Sabesp, Fábio Toreta.
MESA REDONDA – 11h às 12h30
Os riscos de sucateamento de infraestrutura e a engenharia nacional – Moderação do diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Sabesp, Osvaldo Garcia.
MESA REDONDA – 11h às 12h30
Uma visão sob a ótica da drenagem urbana: uso e ocupação do solo X eventos climáticos extremos – Moderação do diretor Metropolitano da Sabesp, Ricardo Borsari.
PAINEL – 15h40 às 16h40
BIM, um novo conceito para alavancar os empreendimentos – Participação do superintendente de Engenharia e Empreendimentos da Sabesp, Marco Antonio Lopez Barros.
ENCERRAMENTO – 17h00 às 18h30
Encerramento do 33º Encontro Técnico AESabesp
Fonte: Assessoria de Imprensa Sabesp