Para garantir a segurança hídrica durante o Carnaval e a alta temporada de verão, a Sabesp implementou uma operação estratégica no Litoral Norte de São Paulo. A Companhia investiu em Unidades Móveis de Tratamento de Água e novos reservatórios em containers, com foco especial em áreas que registraram alta demanda no início deste ano. O investimento estimado é de mais de R$ 24 milhões.
A operação conta com três novas Unidades Móveis de Tratamento de alta tecnologia distribuídas pela região. As unidades de Ubatuba e Ilhabela estão em operação, enquanto o equipamento destinado a Caraguatatuba tem previsão de início neste semana. Cada unidade tem capacidade para tratar 50 litros de água por segundo (L/s), o que corresponde ao abastecimento de 15.120, por unidade, totalizando mais de 45 mil habitantes por dia.
O diferencial destas Unidades de tratamento de água está na tecnologia de Ultrafiltração. O sistema funciona como uma barreira física, retendo impurezas minúsculas quando a água atravessa o sistema.
“A instalação dessas estruturas móveis é uma resposta direta ao aumento de demanda e aos desafios que enfrentamos no início do ano, especialmente no Massaguaçu. Estamos utilizando tecnologia de ponta, como a ultrafiltração, que alia rapidez de instalação com excelência na qualidade da água. Nosso objetivo é garantir que moradores e turistas tenham tranquilidade e abastecimento contínuo durante o Carnaval”, afirma o diretor de Produção de Água, André Góis.
Reforço estratégico no Massaguaçu
Além do tratamento, a Companhia atuou no armazenamento. Em resposta às oscilações pontuais no abastecimento registradas no início do ano na região norte de Caraguatatuba, foram instalados três reservatórios em containers no bairro Massaguaçu. Juntas, essas estruturas somam 210 mil litros de capacidade (sendo 70 mil litros cada uma).
Diferente das Unidades de Tratamento, esses containers não filtram a água, mas funcionam como uma estratégia vital de “pulmão” para o sistema: armazenam água nos momentos de menor consumo para injetá-la na rede nos horários de pico, estabilizando a pressão. O investimento total para a aquisição e instalação desse reforço foi de R$ 905 mil.
Para a gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, Monica Riccitelli, a agilidade na adoção dessas tecnologias demonstra o compromisso da Companhia em evitar desabastecimentos nos feriados prolongados.
“Agimos rapidamente para trazer soluções robustas. A instalação dessas estruturas móveis é uma resposta direta ao aumento de demanda e aos desafios que enfrentamos no início do ano, especialmente no Massaguaçu. Estamos utilizando tecnologia de ponta, como a ultrafiltração finlandesa, que alia rapidez de instalação com excelência na qualidade da água. Nosso objetivo é garantir que moradores e turistas tenham tranquilidade e abastecimento contínuo durante o Carnaval”, afirma.
Fonte: Sabesp




