Condições das praias Litoral Norte

SABU sugere concurso para eleger a praia mais limpa da região

Tamoios News
A Estação de Tratamento de Esgoto de Barra do Una vai atender os bairros Engenho e Jureia Foto: PMSS

Iniciativa da Sabu(Sociedade Amigos de Barra do Una) poderia conscientizar ainda mais moradores e frequentadores sobre a importância da preservação das praias

 

Por Maria Jaislane/Salim Burihan

A Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU), apresentou uma proposta bem  interessante, propor as prefeituras da região a realização de um concurso para que seja escolhida a praia mais limpa de cada município e também do Litoral Norte.

A proposta defendida pela diretora da SABU, Rosana Lobo, é inédita e poderia realmente, se realizada, ajudar a conscientizar ainda mais moradores e frequentadores, sobre a importância de se preservar as praias.

Rosana pretende propor a realização do concurso ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. Segundo ela, o concurso poderá mobilizar todos os moradores e frequentadores, fazendo com que as praias se mantivessem limpas durante boa parte do ano.

Segundo ela, essa iniciativa poderia ser feita também no outros municípios da região.

O concurso, segundo ela, pode ajudar a conscientizar moradores e frequentadores das praias de toda a região, sobre a importância de se manter esses locais limpos.

A SABU está divulgando pelas redes sociais uma feira, que será realizada, em São Paulo, em novembro, entre os dias 21 e 23, no Waste Expo Brasil. A feira tem como foco a promoção da Gestão de Resíduos Sólidos e conta com a participação das principais empresas nacionais e internacionais do setor.

“Esta postagem é na verdade para conscientizar as pessoas, principalmente as que reclamam da limpeza ou sujeira, mas, não fazem nada para ajudar o meio ambiente. A ação que visa educar, conscientizar e mais que isso, o respeito ao próximo, chamou a nossa atenção. Achamos sensacional e publicamos!”, diz Rosana.

Segundo ela, a situação nas praias fica pior nos meses de Julho, Janeiro e Fevereiro, quando aumenta o volume de lixo na região. “Se cada um fizer um pouquinho, evitando deixar lixo e recolhendo os plásticos, já ajuda e muito, evitando a sujeira nas praias”, destaca Rosana.

Lembrando que todo o lixo da praia vai para o mar e os animais marinhos morrem por conta de ingeri-los, confundindo embalagens com alimentos e assim as engolem. As principais vítimas são as tartarugas, que confundem o plástico com águas vivas, principal alimento desses animais.

SABU

Rosana Lobo e Raoul Cardinali, presidente da SABU

A SABU, é uma sociedade localizada na praia de Barra do Una, existe há mais de 40 anos e tem como presidente Raoul Cardinali Jr.

A SABU mantém na alta temporada e durante todo o ano, um funcionário que vai à praia do bairro todos os dias para recolher o lixo deixado pelos frequentadores.

As lixeiras da praia foram instaladas pela SABU. A entidade faz a manutenção delas e a reposição dos sacos de lixos, também adquiridos pela sociedade.

Atualmente a prefeitura disponibiliza a equipe de braçais do bairro para a limpeza da praia na parte da manhã e, um funcionário da SABU, cuida da limpeza na parte da tarde.

É preciso a colaboração de todo os turistas, os ambulantes e todas as pessoas que fazem o uso não apenas da praia de Barra do Una, mas também as demais da Região Litorânea.

Segundo Rosana Lobo existe uma boa maneira de ajudar a manter a limpeza das praias “Ao sair da praia levar consigo as embalagens que utilizou ou encontrou na areia ou beira-mar e coloque na primeira lixeira que encontrar”, recomenda.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.