Cidades Notícias Ubatuba

Santa Casa de Ubatuba demite 26 e funcionários aguardam acerto de direitos trabalhistas

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

A Santa Casa de Ubatuba, único hospital da cidade, demitiu recentemente 26 funcionários. A informação foi confirmada pelo Superintendente Hospitalar Luiz Fernando da Cruz. “Temos que reduzir gastos e para isso foram necessários os cortes, que foram realizados em todas as áreas, além da revisão e diminuição de contratos, tudo isso com o único intuito de redução de despesas”, justificou.

Mais informações foram enviadas ao portal Tamoios News por meio de ofício. Segundo o documento assinado pelo Superintendente, os desligamentos atingiram 5 funcionários da área assistencial, 14 da área operacional e 7 da área administrativa.

“O país lida hoje com o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história. Assim, a interventora desta unidade hospitalar, a fim de conseguir arcar com os custos ordinários de manutenção, insumos, folha CLT, dentre outros, operou política econômica de contingenciamento de recursos para fazer frente ao custeio mensal do Hospital Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba”, diz o ofício.

Fontes que preferem não se identificar por medo de represália afirmam que os direitos trabalhistas relacionados às demissões não foram pagos. A Santa Casa diz que o acerto está previsto, mas não estabelece prazo. De acordo com o ofício, “o corte efetuado na folha CLT está encestado no programa de readequação orçamentária com o devido provisionamento de adimplemento dos encargos trabalhistas dos referidos funcionários.”

Administração da Santa Casa

Em maio do ano passado, o então prefeito Délcio Sato prorrogou a requisição administrativa da Santa Casa por mais 12 meses.

Desde 13 de janeiro deste ano, a provedora interina da Santa Casa é a secretária municipal de saúde, Sheila da Silveira Barbosa.

A prefeitura mantém um contrato de gestão com a Organização Social “Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Social” (ITDS), válido até 2025. A OS é responsável pela administração, gerenciamento, operação e execução das atividades e serviços de saúde do SUS na Santa Casa.