São Sebastião

Paulo Oda, especialista em combate e prevenção à lavagem de dinheiro, assume a Cia Docas de São Sebastião

Paulo Tsutomu Oda é o terceiro presidente da Cia Docas de São Sebastião em dois anos. Ele assumiu no dia 11 deste mês, substituindo Vitor Costa, que havia substituído em 2018, Marcelo Rodrigues.

Oda é engenheiro naval formado pela Escola Politécnica, da USP (Universidade de São Paulo) em 1977; e MBA em Gestão de Riscos Financeiros, pela FIPECAFI, USP, em 2002.

Como engenheiro naval, possui experiência de 15 anos (1978 a 1993): atuou na Divisão Naval do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) durante 11 anos; e foi engenheiro responsável pela reforma e manutenção do Navio Oceanográfico “Prof. W. Besnard”, no IOUSP (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo)

Ele atuou também, no Banco Central do Brasil, de 1993 até 2017, como  analista no Departamento de Câmbio, nas áreas de importações, remessas financeiras e inspeções de operações de câmbio; em equipes de fiscalização no Departamento de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e no Departamento de Fiscalização Bancária

Oda tem domínio em assuntos técnicos e específicos como operações de câmbio e prevenção de lavagem de dinheiro, em temas estratégicos como compliance, governança e controles internos e em assuntos gerais e administrativos como treinamento, planejamento e reestruturações organizacionais

Ele foi consultor , em 2017, na área financeira do Banco Nacional de Angola (Banco Central Angolano). É – professor assistente no Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” no curso de tecnologia naval em Jaú/SP.

Oda está participando de um seminário portuário em Santos, no Hotel Sheraton, que debate o futuro do porto santista com a participação de representantes da área portuária, do Estado e da União.