Iniciativa de voluntários moradores do bairro traz artistas da capital para abordar sexualidade, feminismo, orgulho negro e capacitação artística para jovens do bairro, gratuitamente
Após a iniciativa #colorindomaresias, que originou algumas dezenas de murais artísticos no morro, o grupo de voluntários moradores do Sertao de Maresias se reúne novamente em iniciativa de fomento artístico e cultura para a comunidade local, com a ação “Oficina Morro acima”, uma série de atividades voltadas para meninas e mulheres do bairro, em especial do morro.
A iniciativa se dará entre os dia 12 e 14/04, trazendo artistas de São Paulo que abordarão, gratuitamente, temas como feminismo, culinária Pancs, pintura em aquarela, estamparia, entre outros.
Amélia da Silva Fonseca Souto, proprietária do Hostel D’Amelinha, espaço no morro de Maresias que sediará os encontros, explica: “A ideia é trazer para essas meninas a vivência da arte como forma de empreendedorismo, além de estimular o debate de temas que são relevantes para a juventude local, como o orgulho negro, sexualidade e feminismo, trazendo novas vivências para essas jovens”, conta.
Além do “Oficina Morro Acima”, são realizados no espaço do Hostel as ações “Cinema no Morro”, com sessões gratuitas de filmes e documentários, em parceria com o Cinema na Kombi, e o “Sarau da Amelinha”, com apresentações musicais e artísticas gratuitas, envolvendo toda a comunidade. O espaço também sedia a biblioteca do morro, com centenas de volumes à disposição para os moradores.
O que: Oficina Morro Acima
Quando: de 12 a 14/04
Onde: Hostel da Amelinha, Rua Cordovil Moreira Dadinho, 450