Todos os anos na época da estiagem moradores de São Sebastião passam por situações assustadoras com incêndios em vegetação no entorno de suas residências. E todos os anos a resposta do Corpo de Bombeiros é a mesma “temos apenas um caminhão para combater incêndio na cidade de São Sebastião”.
Os munícipes são unânimes em elogiar o trabalho dos bombeiros, realmente é de excelência, são atuantes e sempre presentes em qualquer tipo de ocorrência. Mas, uma cidade como São Sebastião com mais de 100 km de extensão, não pode contar apenas com um único caminhão para combater incêndios.
Nesta segunda-feira (15), moradores que ligaram para o 193, para relatar sobre os focos de incêndio, foram informados que o veículo se encontrava na Costa Sul cortando uma árvore. A cidade conta com dois focos de incêndio na vegetação próximos a residências, um no bairro Varadouro e outro no morro de Barequeçaba.
Os bombeiros informaram que atendem por ordem de abertura da ocorrência, e, infelizmente em função da falta de caminhão, não conseguem combater mais focos ao mesmo tempo. Enquanto estão apagando o incêndio em um local, o fogo continua se alastrando rapidamente no outro, principalmente nesta época do ano em que a vegetação se encontra muito seca.
Os moradores relatam a preocupação e até o desespero em ver o fogo invadindo o quintal e tendo que esperar por socorro em função da falta de um veículo tão necessário. “É um absurdo e um descaso, uma cidade da extensão de São Sebastião, contar com apenas um caminhão de combate a incêndios”, relata um morador que não quer se identificar.
O prefeito da cidade, Reinaldinho Moreira, se reuniu no início do ano com o Comando do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte, para pleitear a construção de uma base na Costa Sul do município, que segundo ele, já está em planejamento pela prefeitura. À época o prefeito disse que o projeto da nova base do Corpo de Bombeiros reflete a atenção da gestão municipal em atender toda a extensão de São Sebastião, garantindo segurança e respostas rápidas em situações de emergência. “Ação é parte de uma estratégia mais ampla para otimizar os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida no município”, destacou.
Enquanto a população aguarda a nova base na Costa Sul, as autoridades deveriam providenciar com a máxima urgência a compra de mais um caminhão de bombeiros.
Redação/Tamoios News