O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, visita nesta quarta(16) São Sebastião quando fará a entrega de um dos catamarãs que serão disponibilizados pela Dersa para operar no novo serviço de pedestres da Travessia São Sebastião/Ilhabela, a ser implantado nos próximos dias. Além do secretário, também participarão da entrega o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.
o LS 2 o primeiro, dos dois catamarãs, que irão operar no transporte exclusivo de pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela. A entrega da embarcação pela Dersa deveria ter sido feita em dezembro, antes do início da temporada de verão. O atraso se deve a problemas com a empresa que estava fazendo a reforma das duas embarcações. A embarcação chegou na tarde, desta terça(15), em São Sebastião, mas deve entrar em operação nos próximos dias.
O catamarã terá capacidade para transportar 340 pessoas e 50 bicicletas. E, levará dez minutos, para concluir a travessia entre a ilha e o continente e vice-versa.
Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.
A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma, modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN). Ainda não foi informado, se o serviço será gratuito ou cobrado.
A segunda embarcação, a LS-04, já teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A Dersa estaria tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma. Por isso ainda não há uma previsão de quando a embarcação deverá ser entregue em Ilhabela.