O município de São Sebastião foi selecionado como finalista no Prêmio Nacional do Turismo, a mais importante premiação do setor no Brasil e principal reconhecimento público às iniciativas e profissionais que fortalecem o turismo.
Promovido pelo Ministério do Turismo e criado para valorizar ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o país, o prêmio destaca práticas que impulsionam destinos, promovem inclusão, fortalecem comunidades e consolidam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
São Sebastião é a única cidade finalista do Litoral Norte e concorre na categoria ‘Valorização do Patrimônio Natural no Turismo’ com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos. No total, 423 inscritos passaram pela primeira fase e apenas 36 projetos foram selecionados para a final no grupo de ‘Iniciativas de Destaque’.
O programa destaca-se por ter transformado o fenômeno natural da presença de baleias-jubarte no Canal de São Sebastião em um modelo inovador de turismo sustentável, fortalecendo a relação entre conservação ambiental, desenvolvimento econômico e educação. A iniciativa envolve parceiros como o Instituto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista, o Instituto Argonauta, o ICMBio (Alcatrazes) e a Marinha do Brasil.
O prefeito Reinaldinho Moreira celebrou a conquista destacando o impacto positivo da iniciativa para o município. “Ser finalista do Prêmio Nacional do Turismo é um reconhecimento gigantesco para São Sebastião e para todo o trabalho que estamos realizando para transformar nossa relação com o mar, com a natureza e com o turismo. Este resultado mostra que estamos no caminho certo: protegendo o patrimônio natural, gerando oportunidades para nossa gente e posicionando São Sebastião entre os destinos de turismo sustentável mais inovadores do Brasil”.
O programa não apenas qualificou profissionais e operadores náuticos com a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, que neste ano capacitou cerca de 150 pessoas, mas também estruturou mecanismos de governança, criou o Selo Avistamento Responsável, ampliou ações educativas e gerou impacto econômico direto, especialmente na baixa temporada.
Para o secretário de Turismo, Leandro Pereira, estar entre os finalistas demonstra a consistência técnica do projeto e sua relevância nacional. “Este é um dos prêmios mais disputados do turismo brasileiro, avaliado por especialistas de todo o país. Estar entre os finalistas significa que nosso programa de avistamento entrou no radar nacional como referência em gestão pública, inovação, educação ambiental e economia sustentável.”
O resultado final será anunciado durante a Cerimônia Nacional do Turismo, marcada para o dia 4 de dezembro, em Brasília.
Temporada de avistamento
Entre maio e agosto, as baleias-jubarte migram para a costa brasileira para acasalar e ter seus filhotes. Com infraestrutura e foco na preservação, São Sebastião se firma como um dos principais destinos do país para o turismo de avistamento, unindo sustentabilidade, educação ambiental e parcerias que reduzem os impactos ao meio ambiente.
Ações de conscientização
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem.
São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
Espaço Vida Marinha
O espaço é referência em turismo sustentável e educação ambiental na região, além de ser um centro de informações sobre os atrativos turísticos da cidade. A unidade, localizada no Deck do Complexo Turístico da Rua da Praia, foi idealizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Setur, em colaboração com o Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Alcatrazes).
No local, os visitantes podem saber mais sobre como fazer um passeio de observações de cetáceos pelo Canal de São Sebastião, agências que promovem passeios para o Arquipélago de Alcatrazes, entre outros pontos turísticos.
O público também pode conhecer as exposições permanentes com acervos do CEBIMAR, ICMBio, Instituto Argonauta, Instituto Baleia Jubarte e Projeto Baleia à Vista. Entre os destaques, estão ossadas de golfinhos e vértebras de baleias jubarte, além de registros fotográficos de Rafa Mesquita.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião


x