A EDP informou que na madrugada desta quinta(13), ocorreu uma sobrecarga em equipamento da rede elétrica que abastece a região, por conta de ligações clandestinas.
A sobrecarga na rede regular teria sido causada pelas ligações clandestinas, conhecidas como”gatos”. em algumas concentrações populares de Juquehy.
A Distribuidora esclarece que o abastecimento aos clientes regulares da rede em questão já foi normalizado.
A EDP reforça que atua para a regularização da rede elétrica na região. Até o momento foram investidos R$ 600 mil reais e regularizados 314 clientes.
A EDP informou que o trabalho acontece em parecia com os órgãos municipais e a evolução do serviço para outras unidades depende de aprovações da prefeitura.
A sobrecarga provocada na rede pelas ligações clandestinas causaram o desligamento de energia em locais como a Vila Progresso.
Protesto
Revoltados com o corte da energia consumida clandestinamente, os moradores interditaram a rodovia Rio-Santos, durante a madrugada, por duas horas, nas proximidades de Juquehy.
Os moradores atearam fogo em madeiras e pneus lançados sobre a pista, impedindo a passagem de veículos. Os moradores cobraram da prefeitura e da EDP a regularização da energia elétrica no bairros onde o abastecimento é feito pelos “gatos”.
A prefeitura e a EDP estão fazendo a regularização do serviço de energia nessas comunidades, como a Vila Progresso. A prefeitura faz a regularização fundiária em vários bairros, para garantir a posse dos imóveis pelos moradores e também, para regularizar e oficializar os serviços de água e energia.