Nesta quinta-feira (30), o Teatro Municipal receberá o lançamento do “Programa Governo Aberto: Transparência e Integridade”. O evento, organizado pela prefeitura de São Sebastião, é aberto ao público e começa às 9h.
A Construtora Queiroz Galvão Brasil está financiando em São Sebastião um programa de gestão e ações de integridade, com duração de três anos, voltado à administração municipal. A execução será de responsabilidade de duas Oscip’s (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público): Agenda Pública e Instituto Ethos.
Ao Tamoios News, a diretora de Compliance da Queiroz Galvão, Ana Cristina Freire, explicou que a construtora terá uma participação indireta na execução do projeto, por meio de sua viabilização financeira e com o engajamento do setor privado local, a partir de práticas de integridade e construção do Fórum Empresarial.
“Para a Prefeitura de São Sebastião, o projeto prevê fomentar a participação e o controle social, melhorar os índices de transparência e fortalecer controles internos de gestão. Como uma primeira etapa, está prevista a realização de um evento público para apresentar e discutir as iniciativas do projeto”, explicou Ana Cristina.
Um especialista da Agenda Pública acompanhará cada etapa do programa, que prevê ações administrativas, como avaliação de riscos, revisão de processos, formação de gestores, avaliação de práticas internas e mensuração de resultados.
Durante a execução, serão oferecidas diferentes atividades voltadas aos servidores públicos e também aos cidadãos como atividades, oficinas práticas e seminários de sensibilização das lideranças sobre temas de controle interno. A estimativa da Agenda Pública é formar mais de 200 pessoas nas áreas de integridade e transparência.
Outro ponto do projeto é promover o acesso dos cidadãos às informações que são de interesse público, como o registro de despesas, as licitações, os editais, os contratos, tramitação de documentos, projetos e obras, entre outras. Também está incluída a participação popular nas decisões do prefeito, para aproximar ainda mais a comunidade da gestão pública.