Cidades São Sebastião

São Sebastião lança projeto ‘Capelas Caiçaras – Memória e Fé’ para valorizar patrimônio histórico e cultural

Tamoios News
Capela da Imaculada Conceição, em Boiçucanga - Imagem/Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), lança o projeto ‘Capelas Caiçaras – Memória e Fé’, iniciativa que vai atualizar as placas informativas das capelinhas tombadas pela Lei Municipal nº 943/1994, reconhecidas como Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Os novos textos históricos foram elaborados após uma pesquisa detalhada no acervo do Arquivo Histórico e por meio de entrevista com a moradora e ativista cultural Lavínia de Matos, guardiã da memória local e idealizadora da proposta que originou o tombamento das capelas.

O projeto tem como objetivo fortalecer o conhecimento sobre a história e a simbologia desses espaços sagrados, que expressam a fé, a organização social e o modo de vida simples das comunidades caiçaras. As novas placas também buscam promover a preservação desse patrimônio, aproximando moradores, visitantes e pesquisadores da memória local.

As placas informativas serão disponibilizadas em português e inglês, além de conter audiodescrição, ampliando o acesso para pessoas com deficiência visual.

A primeira a ser contemplada pelo projeto é a Capela da Imaculada Conceição, em Boiçucanga. A comunidade poderá conhecer a nova placa durante a tradicional Festa em Honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que contará com apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos, no dia 7 de dezembro, às 17h, na Praça da Mentira.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião