A cidade de São Sebastião continua registrando a maior taxa de isolamento social do Litoral Norte, segundo o programa SIMI(Sistema de Monitoramento Inteligente) implantado pelo estado para checar o índice de aglomeração social.
São Sebastião mantém uma das melhores taxas do estado de São Paulo. Nos dias 14 4 15, o índice doi de 66%, nos dias 16 e 17, a taxa subiu para 67%, a mais elevada do estado. São Sebastião tem 12 casos de coronavírus.
Ubatuba teve taxa de 64% nos dias 14 e 15; 65% no dia 16; e, de 64% no dia 17. A cidade tem sete casos confirmados de coronavírus.
Caraguatatuba registrou 57% no dia 14; 58% nos dias 15 e 16; e, 57% no dia 17. Em Caraguatatuba, são 20 casos confirmados da doença.
As três cidades superam a média do estado, mas o ideal é atingir a taxa de 70% para reduzir as chances de uma maior disseminação do coronavírus. Ilhabela não integra o monitoramento que inclui apenas cidades com mais de 70 mil habitantes.
Monitoramento
O sistema SIMI feito em acordo com as quatro operadoras de celular – Oi, Tim, Claro e Vivo – monitora e localiza aglomerações que se formam em todo o estado de São Paulo. Assim, o governo paulista pode atuar tentando dispersar multidões e advertir as pessoas para que fiquem em casa.
O sistema mostra mapas de calor. As cores quentes ou vermelha indicam os bairros onde há maior movimentação e, as áreas verdes, onde há menos gente circulando. O programa – denominado Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) – passou a operar no dia 9 de abril.