Uma moradora do bairro de São Francisco, em São Sebastião, Janaína Garcia, encaminhou fotos de veículos velhos abandonados em frente a sua casa, pedindo providências por parte da prefeitura.
Segundo Janaína, alguns do carros abandonado tem acumulado muita água parada, podendo se transformar em criadouros para o mosquito transmissor da dengue.
A moradora reclamou ainda que algumas pessoas estranhas se alojam no interior dos veículos abandonados durante a noite, causando medo nos moradores.
Janaína contou que ligou pra a prefeitura para pedir providências, mas que, nenhum departamento teria atendido até agora a sua reclamação.
Os veículos estão abandonados na avenida Manoel Teixeira, número 650, ao lado de um posto de gasolina, segundo informou Janaina.
Encaminhamos a solicitação feita por Janaína à Prefeitura. A assessoria de Imprensa nos encaminhou uma resposta, que publicamos abaixo.
Prefeitura
A Prefeitura de São Sebastião esclarece informa que técnicos do Departamento de Trânsito (DETRAF), setor ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) foram informados e irão até o local verificar a situação.
É válido destacar que em casos como estes a principal orientação é de que o Munícipe formalize a denúncia – que é totalmente sigilosa – junto à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) por meio do telefone (12) 3891-2189 ou 3891-2190. A Secretaria está localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, 185, Centro.
Desde o final do ano passado a Administração Municipal iniciou uma campanha de remoção de veículos abandonados em vias públicas na cidade e, até o momento, 100% dos automóveis denunciados já foram retirados pelos próprios proprietários. A medida tem, justamente, o objetivo de evitar prováveis criadouros para o mosquito que transmite a dengue.
Após o recolhimento, o veículo é destinado a um pátio disponibilizado pela prefeitura e o proprietário tem 90 dias para pagar a taxa da recolha e recuperar o veículo. O não comparecimento pode levar o automóvel a leilão.