Cidades

São Sebastião Participa de Limpeza de Rios e Praias

Tamoios News
Leonardo Rodrigues/PMSS

Leonardo Rodrigues/PMSS

Os alunos do Colégio Objetivo foram responsáveis pela limpeza da Praia do Porto Grande, na região central

Sábado de sol foi dia de praia. Porém, com um objetivo diferente. A Prefeitura de São Sebastião participou neste sábado,19, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2015. O evento, coordenado pelo Instituto Terra e Mar, tem a parceria da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

O Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista atuante na região, coordena a campanha na cidade nos últimos 14 anos, e desta vez, participou com ações em 15 praias e um rio do município (Enseada, Canto do Mar, São Francisco, rio da Reserva du Moulin, Praia Deserta, Porto, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Praias do Cabelo Gordo e Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Barra do Una, Juréia, Boracéia).

A ação em São Sebastião contou com a colaboração de aproximadamente 400 voluntários (entre locais e turistas). Além da Praia do Porto Grande, na região central, que teve a participação dos alunos do Colégio Objetivo, a partir das 8h, do sábado.

Cerca de 150 alunos, além dos pais e professores do colégio, encheram aproximadamente 300 sacos com lixo encontrado na Praia do Porto Grande. A coordenadora Rosana Mara Alvares conta que da ação, participam alunos de 2 a 15 anos, e faz parte do processo pedagógico nas matérias de Ciências e Educação Ambiental.

Outra coordenadora, Sandra Salina, fala que apesar do volume coletado na manhã desse sábado, a quantidade é menor que a do ano passado. Impressão essa confirmada pela bióloga e chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam, Christiane Cruz.

Segundo Christiane, a limpeza nas praias ainda impressiona, mas admite que a ação em 2014 teve um volume de lixo maior.

“O ideal para se comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praias era não precisar dessa ação. Mas ainda necessitamos trabalhar e estimular a conscientização das pessoas”, comenta.

Geovana Santos, de 13 anos, destaca que o trabalho escolar é importante já que traz reflexos para o município. “É bom saber que ajudamos a deixar a cidade mais limpa”, comenta. Sua colega, Giorgia Bianchini, também de 13 anos, considera que a ação contribui para o Meio Ambiente.

No local foram retirados diversos resíduos plásticos, de construção, matérias de pesca abandonados, vidro, garrafas e latinhas.

A ação –  As equipes de voluntários limparam a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente. Esses dados têm sido importantes na formulação de políticas públicas e legislação em vários países que participam da campanha, em relação ao descarte e destinação de resíduos sólidos. Todos os resíduos possíveis de serem reciclados serão separados, e encaminhados à reciclagem. Além de ser um mutirão de limpeza, a campanha é uma forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

Há 30 anos a The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, vem promovendo em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão as praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias vem tendo uma participação crescente de voluntários, haja vista que em sua última edição 114 países e cerca de 600.000 voluntários contribuíram com seu trabalho neste esforço mundial. Esse ano, a campanha ocorrerá no sábado, dia 19 de setembro de 2015.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário