A Prefeitura de São Sebastião realizou o plantio de árvores frutíferas no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município. Em ação conjunta da Seadre (Secretaria das Administrações Regionais) e Semam (Secretaria de Meio Ambiente) o plantio começou na manhã de quinta (15), e continua nos próximos dias.
No total serão mais 50 mudas de árvores do viveiro municipal, plantadas na Rua da Praia. A ação da Prefeitura faz parte do processo de arborização da cidade, em favor do paisagismo, mas também em benefício da qualidade do ar e para amenizar a temperatura.
De acordo com Luís Laurentino, diretor da Seadre – Centro, este plantio é a continuidade de um trabalho iniciado desde o início da atual Administração Municipal. “Já foram mais de 100 árvores plantadas. A opção por mudas frutíferas tem a intenção de atrair pássaros para o local. Trazer a vida de volta para a Rua da Praia”, comentou.
As mudas escolhidas para este plantio são árvores de ipê, tamarindo, jambo rosa, aroeira, mangueira, amoreira, palmeira, goiabeira, cambucá, caimito em cabeludinha.
Segundo a Semam, a influência da arborização nos centros urbanos é responsável pela redução da poluição e do efeito estufa, prevenção de alagamentos e deslizamentos de terra, entre outros benefícios. Além da qualidade do ar e a proteção da vida animal.
Ainda neste processo, serão realizados outros plantios como parte das obras da segunda fase de urbanização do aterro no local. Também foram realizadas ações de manutenção da Rua da Praia, como a recuperação dos brinquedos do Parquinho Infantil, e a troca das grelas por tubulações para a captação da água na área próxima ao espaço para patins e anfiteatro.
Outras ações são os trabalhos de revitalização do Centro Histórico, sendo o aumento das calçadas um dos pontos de mudanças, para justamente possibilitar mais espaço ao plantio.
Na última quarta (14), a construtora Queiroz Galvão também realizou o plantio, de 15 mudas de árvores, por compensação ambiental, em razão dos impactos com a obra de construção do Contorno Sul.
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov