Cidades São Sebastião

São Sebastião reforça medidas preventivas contra dengue após ADL apontar estado de alerta

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá reforçar as medidas preventivas contra a dengue, doente transmitia pelo mosquito Aedes aegypti, após a conclusão da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do mês de outubro. O resultado da avaliação serve como um sinal de atenção reforçando a importância do trabalho contínuo das equipes, juntamente com a participação da comunidade para garantir um verão mais seguro e saudável a todos.

O índice do mês passado ficou em 1.74. O mapeamento da ADL, que é uma solicitação do Ministério da Saúde, é realizado quatro vezes por ano, ou seja, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Os resultados servem para orientar ações de combate ao mosquito transmissor nas áreas infestadas.

O Ministério da Saúde preconiza três classificações para a ADL: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% o índice é considerado de alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

Em São Sebastião, o cálculo leva em conta cinco áreas sendo as principais com maior índice foram a 1, que começa no bairro Canto do Mar e vai até o Pontal da Cruz, a área 3 do Guaecá até Maresias e a área 4, que compreende os bairros Boiçucanga até Baleia Verde. Durante a realização da ADL 2025, as equipes dos agentes de endemias vistoriaram cerca de 2.600 imóveis ao longo de toda extensão do município.

Pelos resultados atuais os principais criadouros encontrados foram os do tipo móveis, que são aqueles recipientes que apresentam alguma utilidade para o morador que podem ser mudados de lugar, entre eles, os vasinhos de planta, baldes e latas.

A Avaliação de Densidade Larvária é uma amostragem em que as equipes visitam, em média, 10 residências por quarteirão sorteados em todo o município. O objetivo é encontrar e eliminar criadouros e larvas, que são coletadas para análise para confirmar se são ou não do Aedes aegypti.

Dengue em 2025

O trabalho contra a dengue não para o ano inteiro. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de 1º de janeiro a 10 de novembro foram notificados 7.871 casos da doença. Deste total, 1.405 receberam confirmação de positivo e outros 6.466 foram descartados, além de dois óbitos.

Prevenção

Prevenção é a melhor forma de evitar a dengue. O uso contínuo de repelentes é uma das principais formas de prevenção à doença. O trabalho para impedir o avanço do mosquito transmissor deve ser conjunto com a população atuando na eliminação de potenciais criadouros do Aedes.

 Confira algumas dicas

 Manter garrafas vazias, ou baldes virados para baixo;

Não deixe entulho no quintal, ou nas ruas;
Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;
Cubra as caixas d’ água, poços ou piscinas e mantenha as calhas limpas;
Lave semanalmente os tanques utilizados para armazenas água;
Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;
Coloque no lixo todo o objeto não utilizado que possa água.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião