Por Maria Jaislane
Redução nos índices de criminalidade geraram um balanço positivo das ações da Polícia Militar (PM) de São Sebastião. O relatório foi divulgado pela Polícia Militar nesta quinta (10), e reforça o título da cidade de mais segura do Litoral Norte de São Paulo, segundo ranking divulgado em 2018 pelo Instituto – Sou da Paz, em parceria com o jornal O Estado de São Paulo ( Estadão).
Segundo o Comandante da 1° Companhia do 20°Batalhão da Polícia Militar (BPM-I), capitão Eduardo Gonsales, os esforços resultaram na diminuição nos índices de roubo em 36%; estupro, 50%,;homicídio, 27%; e, roubo a veículos de 67%. Também houve queda dos índices de outras modalidades criminosas, na comparação com o mesmo período de 2017.
Ainda de acordo com o capitão Gonsales mais de 200 criminosos foram presos, mais de 100 kg de drogas foram aprendidos, cerca de 28 mil veículos foram fiscalizados; 58 mil pessoas foram abordadas; e 68 condenados foram capturados. Para o comandante o balanço positivo se dá devido a dedicação da PM durante 2018.
“Esses indicadores são frutos de um trabalho duro e diário de cada Policial Militar que dia e noite vem trabalhando com profissionalismo e dedicação à nossa cidade. E a redução se propicia a exatamente isso; muito trabalho! “, destacou.
Investimentos em Segurança
Durante o ano de 2018, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Pública, criou o Centro Operações Integradas e investiu em mais de 500 câmeras de monitoramento; deu início à Atividade Delegada, que permite que Policiais Militares trabalhem fardados em horário de folga e recebam gratificações; criou a “Força Tática” da Guarda Civil Municipal; ofereceu cursos de procedimentos e abordagem a veículos e pessoas em parceria com a PM; participou de simulado de acidente de óleo e resgate de vítimas; realizou operação de combate ao transporte coletivo irregular na cidade no “Turismo de um dia”.
“As câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) auxiliam bastante, porém, o que faz a total diferença são os núcleos de vizinhança solidária. E o projeto do COI é justamente isso levar as câmeras particulares para todo o monitoramento”, ressalta o Tenente Gonsales.