Cidades São Sebastião

São Sebastião suspende alvarás de licenças e funcionamento de hotéis, pousadas, e estabelecimentos de eventos

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião informa que serão suspensos alvarás de licenças e funcionamento de hotéis, pousadas, e estabelecimentos de eventos no município, a partir da segunda-feira (23), seguindo decreto municipal nº 7710/2020. A medida visa prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19).

 

O ofício recomenda o fechamento de empresas, como discotecas e danceterias e buffet. A medida tem como objetivo desestimular ocasiões que possam causar aglomeração de pessoas, como festas de casamento em praia, por exemplo, neste momento de aumento de casos suspeitos de COVID-19 no país.

 

A suspensão de alvarás, a partir da segunda-feira (23), também se aplica às academias de ginásticas, náuticas e marinas.

Praias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, está realizando o monitoramento das praias do município, com o intuito de informar os banhistas sobre os perigos que a aglomeração de pessoas pode causar durante esse período de pandemia mundial do novo coronavírus.

A ação será feita todos os dias para verificar se há aumento de pessoas na praia e, caso haja, os agentes da Defesa Civil conversam com os banhistas e procuram conscientizá-los sobre as práticas de prevenção da doença.

Segundo Ricardo Cardoso dos Santos, coordenador da Defesa Civil, de 80% a 85% das pessoas encontradas nas praias são de fora da cidade.

Santos acrescenta que esse monitoramento irá ser realizado enquanto houver aglomeração de pessoas percebida pelos agentes da Defesa Civil ou em caso de denúncia, durante todo esse período de alerta de coronavírus.

Esse trabalho será estendido também em mercados, condomínios e outros locais que geram reunião de pessoas com o intuito de sensibilizar a população quanto aos riscos de contágio de COVID-19.

O Plano Municipal de Contingência tem atualizações diárias, seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde de combate ao Cononavírus.

Transportes

A Ecobus, empresa concessionária responsável pelo transporte público de São Sebastião, informa que reduzirá a frota de ônibus pela metade, por tempo indeterminado. A medida passa a entrar em vigor na próxima segunda-feira (23).

A medida da empresa foi apresentada à Prefeitura de São Sebastião, após requerimento protocolado na Secretaria Municipal de Segurança (SEGUR), na tarde desta quinta-feira (19).

A empresa assegura que todos os bairros continuarão a ser atendidos, porém a medida irá refletir na frequência dos ônibus. Segundo a Ecobus, o tempo médio de espera é de 20 minutos, e com a medida os ônibus poderão dobrar essa média, passando nos pontos a cada 40 minutos.

A prioridade será na rota de linhas que trafegam próximo a supermercados e unidades de saúde.

De acordo com a empresa de transporte público, parte dos funcionários atuará nos pontos finais de cada linha, para a higienização dos ônibus ao final de cada viagem.

A Ecobus informa ainda que essa decisão será avaliada a cada 10 dias para verificar a necessidade de se manter, ou ajustar a medida, conforme a demanda e se houver uma crescente propagação do COVID-19 no município.