A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informa que o município registrou nesta quinta-feira (12), os primeiros dois casos suspeitos do coronavírus (COVID-19) no Hospital de Clínicas (HCSS) da cidade.
Os pacientes, um homem e uma mulher, ambos de 49 anos, casados, com histórico de viagem para Itália, foram atendidos no Hospital de Clínicas que imediatamente iniciou os protocolos de atendimento, seguindo o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pelo COVID-19.
O Tamoios News havia antecipado um dos casos suspeitos em sua edição desta quinta-feira(12). Trata-se da mulher que esteve na Itália e havia retornado há 15 dias. Até então, não havia informações de que havia outro caso suspeito na cidade.
Foram coletadas amostras do material e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz. Os exames para constatar a doença levam em média 15 dias para ficarem prontos. É importante lembrar que todos os casos são tratados como suspeitos até a divulgação do resultado.
Por segurança, após a coleta de amostras, os pacientes permanecem em isolamento domiciliar e serão monitorados pela equipe de saúde local.
São considerados casos suspeitos pessoas com coriza, febre e que estiveram em regiões com epidemia da doença. Nesses casos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
A Secretaria de Saúde continua monitorando esse e outros possíveis casos que possam ocorrer no município.
O que são coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19).